Leia mais
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 estão sendo realizadas apenas online. Os candidatos que não têm internet em casa devem procurar locais públicos que ofereçam um ponto de acesso para realizar o procedimento e, assim, se credenciar para fazer as provas nos dias 24 e 25 de outubro.
De acordo com o diretor de tecnologia e disseminação de informações educacionais do Inep, José Guilherme Moreira Ribeiro, estudantes que vivem em áreas rurais podem solicitar ajuda aos seus municípios para deslocamento até locais onde seja possível ter acesso à rede. "Em todas as cidades do país nós temos um ponto de internet pública, seja em uma escola pública ou um telecentro do Ministério das Comunicações, ou outras atividades próprios dos municípios e estados. O apoio dos municípios é importante (nesse processo)", explica Ribeiro.
O diretor participou do programa Ponto Com Ponto Br, onde conversou sobre as mudanças do Enem 2015, como a necessidade de que cada estudante tenha um enderenço de email próprio para se inscrever no exame. "Essa evolução foi feita porque era difícil chegar a comunicação (do MEC) ao aluno, já que só havia um email da escola, e não do aluno (...). Temos feito todos os tipos de comunicação pra que o aluno tenha em tempo real a confirmação de seu processo e o aviso de seu problema", comenta.
Inscrições terminam nesta sexta
Os candidatos ao Enem 2015 têm até as 23h59 desta sexta-feira (05/06) para se inscrever nas provas deste ano, pelo site do Enem. Os documentos necessários para são identidade e CPF. O número do CPF deve ser do próprio candidato – não é permtido usar o cadastro de pais ou responsáveis. Até a última segunda-feira, mais de 3,6 milhões de pessoas já haviam feito a inscrição. As provas do Enem 2015 ocorrerão nos dias 24 e 25 de outubro.
Para que serve o Enem?
O Enem é, atualmente, a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Desde 2009, a prova passou a ser usada por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais, com a criação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A prova também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteiras, além do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.
Quem for maior de 18 anos e quiser utilizar o Enem para retirar a Certificação de Conclusão do Ensino Médio deve indicar o objetivo já no ato de inscrição. Em 2014, mais de 8,7 milhões de estudantes se inscreveram no exame.
Serviço
Outras Informações – Aqui
Dicas para Concursos - Aqui
Para mais informações consulte o nosso blog.
0 Comentários