Investigação social em concursos públicos: Como funciona?

Investigação social em concursos públicos: Como funciona?

Tamanho e Tipo:
Preço:

Leia mais


A fase de investigação social é uma etapa comum à diversos processos seletivos de concursos públicos. Nesta fase, informações sobre a conduta social e profissional do candidato são coletadas através de certidões de antecedentes criminais com o objetivo de avaliar se ele possui idoneidade moral para exercer o cargo. Alguns concursos exigem, ainda, o nome de autoridades que serão consultadas sobre o comportamento do candidato e um “atestado de boa conduta social e moral” escrito por uma autoridade.

Entre os concursos em aberto que incluíram a etapa de investigação social na seleção estão o concurso da Polícia Militar de São Paulo, concurso do Depen e o concurso do TRT da 16ª Região. Vale lembrar que a etapa de investigação social não interfere na pontuação final do candidato, ou seja, não tem caráter classificatório. No entanto, é uma etapa eliminatória, ou seja, embora o candidato tenha uma ótima atuação em outras etapas da seleção do concurso, ele pode ser eliminado se for comprovado que ele possui má conduta social.

As redes sociais são canais que, geralmente, são analisados pelos examinadores da banca, e dependendo do tipo de publicação, pode comprometer sua imagem. Por isso, selecionamos algumas dicas básicas de comportamento nas redes sociais para evitar qualquer problema nessa etapa:

Não publique fotos íntimas

Evite exposição de sua intimidade, pois a partir do momento em que você começar a trabalhar em um órgão ou instituição federal, estadual ou municipal, você terá que representá-la e, por isso, é fundamental passar uma imagem de credibilidade e responsabilidade, fatores que os examinadores enxergam como pontos positivos.

Fique atento com a ortografia

É essencial mostrar bom domínio da língua portuguesa, bem como a gramática, a ortografia e redação. Use as palavras de forma correta e consulte um dicionário, caso haja dúvidas. Além disso, os assuntos que você divulga também são analisados e, dependendo do tema, podem contar pontos aos olhos do examinador. Publique conteúdos interessantes e importantes para sua área de atuação e que acrescentem algo de positivo sobre você.

Evite comentários desrespeitosas e indiretas

Seja sempre educado no relacionamento social. Não publique indiretas em sua página, evite xingamentos e palavrões. Mesmo que depois de um tempo você não lembre mais do que escreveu, uma vez postado, se torna público para todos.

Use as redes sociais de maneira construtiva

Procure por informações que agreguem valor e conteúdo. Publique notícias, pesquisas, dicas de livros e filmes. Em meio a tantos posts, é fácil se perder na rede com conteúdos sem relevância alguma.

Essas atitudes podem fazer uma grande diferença no momento da avaliação da banca examinadora, uma vez que a etapa de investigação social é a fase em que o candidato é conhecido e julgado apto à posse de um cargo público.




Serviço

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

0 Comentários

Contact form

Nome

E-mail *

Mensagem *