Gabarito EAGS 2025: confira a correção

Enem dos Concursos: Quais órgãos não devem participar do CNU 2025?



Apesar da busca por órgãos interessados na nova edição do CNU, alguns dos editais já autorizados não deverão estar no concurso. Órgãos ambientais, como o Ibama e o ICMBio, não deverão participar do CNU 2025, visto que ambos já estão em processo de contratação das bancas que cuidarão de seus respectivos editais. A previsão é de que as organizadoras sejam divulgadas em novembro. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é outro órgão que não estará presente na nova edição do Concurso Nacional Unificado. Os editais já foram, inclusive, divulgados.

Já com editais autorizados, os concursos da ANM, AEB e CNEN também não deverão estar no CNU. Enquanto a Agência Nacional de Mineração já definiu a organizadora de seu novo edital, a Agência Espacial Brasileira e a Comissão Nacional de Energia Nuclear já iniciaram a busca por suas respectivas bancas. Outro órgão que não deve participar do CNU 2025 é a Susep, visto que, por meio de despacho, a Superintendência de Seguros Privados manifestou não desejar participar da nova edição do Concurso Unificado.

Fundaj e Abin manifestam interesse no CNU 2025

Conforme indicado em ofício acessado pelo Folha 24 Horas, a Fundação Joaquim Nabuco manifestou interesse na 2ª edição do CNU. Para o órgão, o MGI autorizou o provimento de 20 vagas para o cargo de pesquisador, cuja exigência é nível superior de formação. De acordo com a portaria que autorizou uma nova seleção para a Fundaj, o edital deverá ser divulgado até fevereiro de 2025. Diferentemente da Fundaj, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não possui edital autorizado. No entanto, o órgão informou, por meio de ofício encaminhado ao MGI em julho, a intenção de participar do novo CNU.

No documento, o diretor da Abin afirmou que o modelo do Concurso Unificado é inovador e democrático e que, por esse motivo, o Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) está à disposição da Gestão para tratar da adesão do órgão ao edital nacional. Cabe destacar que, apesar da intenção da Abin, o órgão não possui edital autorizado, e também não há indicativos de que uma nova seleção possa receber o aval da pasta da Gestão.



O que você achou? Siga o @EnemConcursos no X para ver mais e deixar seu comentário e rever nossas novidades.

Comentários