Leia mais

Os gabaritos oficiais preliminares das provas do IBGE foram divulgados pelo Cebraspe, e podem ser consultados no site da banca organizadora e aqui no Tutores Concursoos. São mais de 6.500 (seis mil e quinnhetas vagas) para os candidatos que irão concorrer no concurso IBGE os gabaritos dos exames podem ser consultados no site da banca aplicadora. Siga abaixo uma dica para quem fez a prova do concurso do Instituto Brasileito de Geografia e Estatística pela banca Cebraspe teve uma forma de chutar na prova que foi esta a seguir. Para os candidatos que irão realizar a prova da IBGE e no momento de responder as questões dê aquele famoso branco de mémoria aqui vai uma dica do chute consciente ao fazer ás quetões.

O que propomos é um CHUTE ESTRATÉGICO, que deve ser aplicado com critério e levando em consideração diversos fatores.
Fatores a considerar para chutar nas provas do Cespe do IBGE

É necessário cadastrar seu e-mail abaixo para visualizar os arquivos!

O sistema de penalização do Cespe tem como objetivo eliminar a possibilidade de aprovar na sorte um candidato despreparado.
Isso porque um candidato que chuta a resposta de todas as questões, por exemplo, estatisticamente tenderá a acertar metade da prova (50% de chance de acerto para cada questão).
Considerando o sistema de penalização do Cespe para a prova do IBGEl, esses 50% de acertos conseguidos ao chutar aleatoriamente serão anulados pelos 50% de erros e a nota final desse candidato será zero.

Gabarito Equilibrado


A banca não tem para onde correr. Ela só minimizará as chances de beneficiar um candidato pelo chute aleatório se o gabarito contiver um número de respostas “certas” e “erradas” equivalentes.
As provas do Cespe do Instituto Brasileiro de Geogréfia e Estatística terão 60 questões cada. O esperado é que os gabaritos preliminares apresentem 60 “Certas” e 60 “Erradas”.
É claro que essa distribuição pode variar para 59×61, 58×62 ou 57×63, mas dificilmente fugirá dessa proporção.
Infelizmente, já houve provas do Cespe em que o gabarito foi bem desequilibrado, mas isso ocorreu em pouquíssimos concursos.
Equilíbrio em frações do gabarito
Analisando os gabaritos de diversos concursos anteriores do Cespe, percebemos uma tendência de balanceamento também em grupos menores de questões.
Da mesma forma, mesmo em grupos de apenas 5 questões os gabaritos costumam vir equilibrados (3 certas e 2 erradas ou 2 certas e 3 erradas).
Em grupos de 10, 20 ou mais questões, esse padrão ocorre com frequência ainda maior. Em conclusão, quanto maior o conjunto de questões analisado, maior a probabilidade de equilíbrio do gabarito.
Esse padrão também costuma ser observado dentro dos blocos da prova. Na prova do IBGE eles estarão distribuídos em 60, 36 e 24 questões e no IBGE, 55, 30 e 35. O equilíbrio também ocorre na divisão por matérias com um número de questões mais elevado.
Caso prático
Vamos analisar, por exemplo, a prova de Agente do IBGE de 2018. Apesar da banca ter lançando uma sequência fora do padrão entre as questões 84 e 96 (8 certas e 5 erradas seguidas), no geral podemos afirmar que a prova foi equilibrada.
Mesmo com essa sequência atípica, dos 24 grupos de 5 questões, 18 apresentaram a proporção 2×3.
Na Prova Agente IBGE 2018 – Distribuição do Gabarito por grupos de 5 Questões
Similarmente, dos 12 grupos de 10 questões, apenas 3 não apresentaram as proporções 5×5 ou 4×6.
Na Prova Agente do IBGE 2018 – Distribuição do Gabarito por grupos de 10 Questões
Aumentando o universo, todos os 6 grupos de 20 questões dessa prova seguiram o padrão com distribuição 9×11.
Na Prova Agente do IBGE 2018 – Distribuição do Gabarito por grupos de 20 Questões
Finalizando a análise, os blocos I, II e III apresentaram as distribuições 29×31, 17X19 e 12×12, respectivamente.
NA prova de Agente do IBGE 2018 – A Distribuição do Gabarito por Blocos
No geral, a distribuição acabou com 62 certas e 58 erradas. O gabarito definitivo, mesmo com 6 anulações e 2 trocas de gabarito, acabou com 56 certas e 58 erradas.
Fator PRF 2021: O chute estratégico só beneficia para quem têm estudado.
É necessário cadastrar seu e-mail abaixo para visualizar os arquivos!

Se você é um daqueles paraquedistas que não estudaram e vão fazer as provas do CEBRASPE da Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica com a filosofia do “vai que dá”, nem se dê ao trabalho de ler o restante do texto. Chutar não te trará qualquer ganho.
Os benefícios do chute estratégico são inversamente proporcionais à quantidade de questões não respondidas. Ou seja, quanto menos questões dependerem do chute, maior a probabilidade de ganho.
Na mesma linha, para que essa técnica tenha resultado, também é preciso que o candidato tenha um alto índice de acertos nas questões que respondeu.
Deste modo, o chute estratégico certamente acrescentará preciosos pontos, porém somente aos candidatos bem preparados, que conseguiram resolver quase toda a prova com elevado aproveitamento.

0 Comentários

Contact form

Nome

E-mail *

Mensagem *