Leia mais
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 20, pelo governador Carlos Moisés.
Ao todo, estão previstas 70 vagas para o cargo de auxiliar de Medicina Legaldo Instituto Geral de Perícias.
A carreira tem o nível médio como requisito.
Segundo o governo, os novos servidores atuarão nas 28 unidades do Instituto Médico Legal (IML) existentes no estado.
Desde 2010 o IGP não realiza um concurso para repor o quadro de auxiliares de medicina legal.
A autorização, segundo o governo, é a maior da história da carreira e dará amplo apoio aos servidores do setor, além de otimizar o atendimento em todas as unidades do Instituto Geral de Perícias.
Conforme o perito-geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano, a partir de agora o Instituto dedicará seus esforços à preparação do edital, que será lançado o mais rápido possível.
"Este é um dia inesquecível na nossa história e quem trabalha no IGP sabe o significado deste concurso e a importância do auxiliar de medicina-legal.
Agradecemos ao Governo do Estado pela sensibilidade em atender a esta reivindicação tão necessária", enfatizou.
Os auxiliares de medicina legal são responsáveis pela operacionalização dos atendimentos em ocorrências com vítimas fatais e trabalham no apoio às necropsias.
Além disso, recebem familiares para identificação das vítimas, entre outras funções importantes para o IGP e a população.
Para que se tenha ideia do volume de trabalho, nos últimos dois anos, segundo o governo, o IML de Santa Catarina fez mais de 98 mil exames.
Resumo sobre a seleção
Órgão: Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina
Cargos: auxiliar de Medicina Legal
Vagas: 70
Requisitos: nível médio
Remuneração: a definir
Banca: a definir
Edital: previsto para 2021
Prepare-se para concursos com a Yes Concursos Deputado e categoria cobraram novo edital IGP SC O concurso IGP SC é uma necessidade para o Estado de Santa Catarina e vem sendo cobrado por entidades e parlamentares.
No ano passado, em apoio à Associação dos Servidores da Perícia Oficial de SC (ASPOSC), o deputado estadual Neodi Saretta cobrou o novo edital.
Segundo ele, há tempos são relatados a falta de efetivo e a necessidade de mais auxiliares de médico legal.
"Por isso, a necessidade de um concurso e convocação imediata dos aprovados para suprir a demanda em todo o estado".
Conforme informações da ASPOSC, com o quadro reduzido de servidores, caso algum profissional fique impossibilitado de trabalhar, não será possível o atendimento das ocorrências que vão desde ao atendimento de exames de lesão corporal ao recolhimento de vítimas de mortes violentas.
"Hoje, o plantão realizado pelo IML em várias cidades conta com apenas um auxiliar médico legal.
Cabe a esse servidor deslocar-se para a retirada do corpo, auxiliar o médico legista na necropsia e, por fim, registrar toda a ocorrência e proceder a liberação do corpo para a família, gerando sobrecarga no trabalho", disse o deputado na época.
Veja detalhes do último concurso IGP SC para auxiliares O último concurso IGP SC para o cargo de auxiliar médico legal foi realizado em 2010, com 60 vagas para a carreira.
Na época, para concorrer era preciso ter nível médio completo e curso médio profissionalizante, técnico ou superior na área da Saúde.
Além disso, foi exigida a Carteira Nacional de Habilitação, na categoria B.
Os aprovados tinham ganhos de R$1.
328,01, incluindo todos os benefícios previstos.
A prova objetiva contou com questões de Português, Noções de Informática, de Segurança no Trabalho, de Direito Administrativo, Conhecimento da Atualidade, Matemática e Noções de Lógica, além de: Anatomia;
Química/Física;
Relacionamento interpessoal;
e Noções de Fotografia / Raio X.
0 Comentários