Curso para Concurso INSS: deputado expõe déficit de 23 mil e cobra convocações

Curso para Concurso INSS: deputado expõe déficit de 23 mil e cobra convocações

Tamanho e Tipo:
Preço:

Leia mais

price/R$389.00off/yesconcursos.blogspot.comsize/Páginas/24 horas/28 horas/32 horas A convocação de excedentes no último concurso INSS e a recomposição do quadro de pessoal do Instituto Nacional do Seguro Social foram cobradas pelo deputado federal Pedro Augusto (PSD RJ), na quarta-feira, 19.

O parlamentar esteve em Brasília e participou de uma reunião com o Secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, e o Diretor de Benefícios e Presidente Substituto do INSS, Alessandro Roosevelt.

Durante o encontro, Pedro Augusto ressaltou o déficit de servidores efetivos no INSS e cobrou a chamada dos aprovados no concurso de 2015.

“O INSS pede socorro e nós vamos correr atrás da solução! Estive em Brasília para tratar da convocação dos concursados para o INSS.

Atualmente são mais de 23 mil vagas desocupadas, o que vem causando transtorno para a população e também para os servidores que estão sobrecarregados”, disse o parlamentar em suas redes sociais.

O prazo de validade do último concurso INSS foi encerrado em agosto de 2018.

No entanto, muitos excedentes ficaram na expectativa pelas convocações, principalmente porque o instituto apresenta um grande número de cargos vagos.

Deputado federal Pedro Augusto vai à Brasília cobrar pautas

Alguns candidatos entraram com ações individuais na Justiça e conseguiram a posse.

A justificativa é que o não chamamento dos aprovados traz prejuízos para a Administração Pública.

Uma vez que a carência de servidores prejudica a continuidade dos serviços.

De acordo com informações transmitidas pelo próprio INSS, por meio do Serviço de Informações ao Cidadão, foram perdidos mais de 500 servidores em somente cinco meses.

A maior carência é para o nível médio.

Sem concurso desde 2015, a carreira de técnico do seguro social tem 20.

309 cargos vagos (em setembro do ano passado eram 19.

761).

Já para analista do seguro social, que exige nível superior, faltam 2.

372 profissionais efetivos.

INSS deve enviar pedido de novo concurso após estudos Para abrir um novo concurso, o INSS deve enviar um pedido de autorização ao Ministério da Economia até o dia 31 de maio.

Até o momento, essa solicitação ainda não foi feita.

De acordo com o informado pela autarquia, "o INSS passa pela maior transformação de sua história".

Por isso o pedido de concurso será feito somente após essa reestruturação interna for concluída.

A estimativa, segundo a Assessoria de Imprensa do INSS, é que “os estudos (de redimensionamento da força de trabalho) sejam concluídos até o mês de maio de 2021, mas ainda não é possível apresentar detalhamento".

Esse redimensionamento da força de trabalho foi anunciado pelo presidente do INSS, Leonardo Rolim, em março de 2020.

Na ocasião, ele disse que o instituto precisava modernizar a sua forma de atuação na área de Gestão de Pessoas.

Ainda não se sabe se o INSS terá tempo hábil para enviar o pedido de novo concurso em 2021, já que o prazo para isso termina ao final de maio.

O fim dos contratos dos servidores aposentados e militares inativos temporários, selecionados no ano passado para zerar a 'fila' da Previdência, também pressiona a autarquia por um próximo edital.

Esses contratos encerram em 2022, quando, teoricamente, o instituto já precisaria contar com os novos servidores aprovados no concurso público.

Diante deste cenário, o ideal é o INSS solicitar o concurso em 2021, realizando a abertura da seleção no próximo ano.

Número de vagas no concurso INSS está em definição O número de vagas solicitadas para o concurso do INSS ainda não foi divulgado.

O último pedido, enviado em 2018, demandava mais de 10 mil vagas, que era o déficit na época.

Desse quantitativo, mais de 2 mil eram referentes à chamada de aprovados em cadastro de reserva do concurso anterior (que ainda estava vigente na época) e 7.

888 vagas em um novo edital.

A solicitação incluía 3.

984 vagas de técnico (nível médio), 1.

692 vagas de analista (nível superior) e ainda 2.

212 vagas de médico perito (nível superior).

Essa última carreira, no entanto, não faz mais parte do quadro de pessoal do INSS desde 2019 e já tem outro pedido de concurso em análise.

Você sabia que a Tutores Concursos também tem cursos preparatórios? A Yes Concursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Conheça o curso para técnico do INSS e comece já sua preparação!

Último concurso INSS foi realizado há mais de cinco anos

Em 2015, foi realizado o último concurso para técnicos e analistas do INSS.

A oferta foi de 950 vagas, porém o número foi considerado inexpressivo diante do déficit já existente naquela época.

Para perito, a seleção anterior foi em 2011, com 375 vagas.

Os candidatos a técnico foram submetidos a prova objetiva com 120 questões sobre Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.

Já para analistas foram cobradas as disciplinas de Português, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência.

Para peritos, a seleção teve provas objetiva e de títulos.

Na primeira foram exigidas 30 questões sobre Conhecimentos Básicos (Português, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional e Noções de Direito Administrativo) e 50 de Conhecimentos Específicos.

0 Comentários

Contact form

Nome

E-mail *

Mensagem *