Leia mais
O governo federal informou que o Orçamento de 2021 foi aprovado sem os recursos necessários para a realização do Censo Demográfico. Isso quer dizer que, novamente, o concurso IBGE com vagas para o Censo será adiado por tempo ainda indeterminado. As informações sobre o adiamento foram confirmadas pelo ex-secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues.
"Não há previsão orçamentária para o Censo. Portanto, ele não se realizará em 2021. As consequências e gestão para um novo Censo serão comunicadas ao longo deste ano, em particular em decisões tomadas na Junta de Execução Orçamentária", justificou. Assim, concurso IBGE para Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador acabou sendo cancelado neste ano de 2021.
Os cargos citados contemplariam o total de 204.307 vagas. Mesmo com o cancelamento confirmado apenas pelo governo, o IBGE deverá retomar as tratativas com o Ministério da Economia. A ideia é de garantir a realização do Censo Demográfico no ano de 2022. "O IBGE retomará as tratativas com o Ministério da Economia para planejamento e promover a realização do Censo em 2022, de acordo com cronograma a ser definido em conjunto com o ME", comunicou o IBGE.
Vale destacar que, mesmo com o cancelamento do Censo Demográfico em 2021, as demais seleções do IBGE não foram interrompidas. Até então, continua mantido o concurso IBGE para Agente de Pesquisa e Mapeamento, Agente de Pesquisa por Telefone, Supervisor de Coleta e Qualidade e Supervisor de Pesquisas. Essas seleções, juntas, abrangem 6.500 vagas temporárias para o IBGE.
Prepare-se: Questões de Concursos
As provas para Agente de Pesquisa por Telefone e Supervisor de Pesquisas serão aplicadas no dia 16 de maio de 2021, conforme aviso de adiamento. Já as avaliações para os demais cargos (Agente de Pesquisa e Mapeamento e Supervisor de Coleta e Qualidade) vão ser realizadas no dia 02 de maio do mesmo ano. Apostilas Preparatórias:
Apostila IBGE 2021 para Agente de Pesquisas e Mapeamento
Apostila IBGE 2021 para Agente de Pesquisa por Telefone
500 Questões IBGE (Banca Cespe/Cebraspe) - Gabaritadas
Concurso IBGE para Censo Demográfico pode ser retomado; entenda
As provas do concurso IBGE 2021 para Censo Demográfico, previstas para os dias 18 e 25 de abril, já haviam sido suspensas pelo Cebraspe. Essas avaliações seriam aplicadas para os cargos de Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador. Juntos, ofertariam 204.307 vagas em 2021.
Conforme o comunicado para agentes censitários e com o comunicado para recenseadores, ambos publicados em 06/04/2021, a medida havia sido tomada diante da redução de 96% do total de recursos destinados à realização do Censo, que aconteceu após a votação do Orçamento para o Exercício de 2021.
No dia 23 de abril de 2021, o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, confirmou que Censo não deve ser feito neste ano. "As razões do adiamento foram colocadas no momento em que o Censo não teve o recurso alocado no processo orçamentário e, como falado aqui, novas decisões sobre alocação e realização do Censo têm a fase preparatória, serão comunicadas", argumentou em pronunciamento.
Agora, o IBGE pretende retomar as tratativas com o Ministério da Economia para divulgar um novo cronograma. A instituto pretende assegurar que o Censo seja realizado em 2022. Entretanto, os detalhes ainda não foram devidamente confirmados. "Com relação ao processo seletivo dos censitários - Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador - o IBGE anunciará as orientações assim que for possível", explicou.
Confira a mensagem que a assessoria do IBGE nos encaminhou sobre o assunto (dia 26 de abril de 2021):
Em 2021, o concurso IBGE havia liberado dois editais com 204.307 vagas temporárias para o Censo Demográfico de 2021. As oportunidades seriam destinadas para profissionais de níveis fundamental e médio em todo o país.
Apesar da suspensão das provas e do cancelamento do Censo em 2021, as demais seleções do IBGE, com 6.500 vagas, não tiveram alterações no cronograma até o momento. Sendo assim, o calendário continua vigente para Agente de Pesquisa e Mapeamento, Agente de Pesquisa por Telefone, Supervisor de Coleta e Qualidade e Supervisor de Pesquisas continua vigente.
"Lembramos que os processos seletivos para Agente de Pesquisas e Mapeamento, Supervisor de Coleta e Qualidade, Agente de Pesquisas por Telefone e Supervisor de Pesquisas não dependem do orçamento sancionado - esses estão mantidos", informou o IBGE para o Tutores Concursos.
0 Comentários