Leia mais
Após alguns desdobramentos no concurso da Polícia Militar do Pará, as provas deste domingo estão novamente suspensas por decisão do STF. Quem acompanhou a novela das provas do concurso PM PA deve ter perdido o sono nessa última sexta-feira, 12. A história começou cedo, com a decisão da Justiça de suspender todos os concursos do Pará, mas com os desdobramentos, a prova da Polícia Militar acabou novamente prevista para este domingo, 14.
Porém, neste sábado, 13, mais uma reviravolta no caso: O STF decidiu suspender a decisão do Tribunal de Justiça que permitia as provas. Com isso, as avaliações da PM PA que aconteceriam neste domingo, 14, estão adiadas! Com diversas informações circulando e mudando a cada minuto, Correio Singular preparou esse resumo para explicar e deixar você por dentro do que aconteceu com os exames da Polícia Militar do Pará.
• Primeiro capítulo: MP PA pede pelo adiamento das provas Logo no início da semana, na terça-feira, 9, o Ministério Público do Estado do Pará (MP-PA) pediu pelo adiamento das provas dos concursos da PM PA e PC PA. O motivo foi como o de muitas outras seleções pelo País: a tendência de aumento no índice de casos e de óbitos pela Covid-19.
Já na quarta, 10, o MP PA emitiu uma nota dizendo que não há segurança sanitária para a realização das provas de concursos previstas. • Segundo capítulo: pedido é acatado e Justiça suspende seleções A resposta para o pedido do MP chegou na sexta-feira, 12, que acabou sendo marcada pela suspensão de todos os concursos e processos seletivos em andamento no Pará. Isso aconteceu através de uma liminar, acatando um pedido do Ministério Público. • Terceiro capítulo: concursos retomados Algumas horas depois da suspensão na sexta-feira, 12, os concursos Pará foram retomados. Acontece que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) recorreu e conseguiu derrubar essa liminar. Isso quer dizer que, o pedido de suspensão dos concursos foi anulado e as seleções voltavam a ter permissão para realização de suas etapas, como a aplicação de provas, por exemplo.
Concurso PM PA tem provas suspensas (Foto: Divulgação) Legenda • Quarto capítulo: após mais uma reviravolta, prova da PM PA está mantida Em mais uma reviravolta no fim da tarde de sexta, o Iades - banca organizadora d concurso PM PA - divulgou um comunicado informando que os exames, marcados para este domingo, 14, estariam suspensos. Ao mesmo tempo, a Defensoria Pública pedia a suspensão da liminar que autorizara as provas.
Em resposta, o Tribunal de Justiça do Pará, por meio da sua presidente, desembargadora Célia Pinheiro, optou por manter as provas da PM PA neste domingo, 14, e aguardar para tomar uma decisão sobre as avaliações da PC PA, previstas para 28 de março. • Quinto capítulo: STF determina suspensão das provas Durante este sábado, mais um desdobramento. O Supremo Tribunal Federal decidiu por suspender as provas mais uma vez. O documento assinado pelo Ministro Luiz Fux traz a seguinte decisão:
DECISÃO: Trata-se de suspensão de liminar ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Pará, com o objetivo de suspender decisão proferida pela desembargadora Presidente do Tribunal de Justiça local queautorizou a realização de provas presenciais de concurso público previstas para o dia 14/2/2021.
0 Comentários