Leia mais
O Ministério Público do Rio de Janeiro publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, 21, o regulamento do concurso MP-RJ para o cargo de promotor de justiça substituto. De acordo com o documento, serão oferecidas 32 vagas.
Para concorrer no concurso MP-RJ 2018 é preciso ser bacharel em Direito, além de não ter sofrido penalidade no exercício da função pública e nem no exercício da advocacia. Será exigida também experiência de, no mínimo, três anos na atividade jurídica.
Conversamos com o procurador-geral de justiça, Eduardo Gussem, que adiantou detalhes do cronograma da seleção. Segundo ele, o edital do concurso MP-RJ será publicado em janeiro, com as inscrições sendo abertas no mesmo mês.
Provas do concurso MP-RJ serão realizadas em maio
O procurador disse ainda que o prazo se estenderá até março e as provas estão previstas para acontecer no mês de maio. O planejamento é para que a posse dos aprovados comece a partir de janeiro de 2019, mantendo a mesma estrutura do último concurso."Esse será o nosso primeiro concurso interiorizado. Quem ingressar na instituição por meio desse concurso necessariamente vai começar pelo interior do estado: Campos, Itaperuna, Região Norte, Noroeste do Estado. Nós fizemos um movimento na carreira, e grande parte dos cargos da classe inicial foram para a classe intermediária, e esses que ingressarão agora iniciarão pelo interior do estado até posteriormente galgarem postos e chegarem gradativamente às comarcas mais próximas", disse.
O salário do promotor de justiça substituto é de R$27.500,16. As inscrições, de acordo com o regulamento, serão divididas em provisória e definitiva, não havendo inscrição condicional.
Concurso MP-RJ será em cinco etapas
A seleção será dividida em cinco etapas, sendo elas:- Prova escrita preliminar
- Prova escrita especializada
- Prova oral
- Prova escrita de Língua Portuguesa
- Prova de títulos
Das etapas de seleção, as três primeiras terão caráter eliminatório, enquanto as demais serão apenas classificatórias.
O termo publicado no Diário Oficial também descreve as disciplinas que serão cobradas nas provas, sendo: Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito Eleitoral; Direito Civil; Direito Processual Civil; Direito Empresarial; Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito Tributário; Direito da Infância de da Juventude; Tutela Coletiva e Princípios Institucionais do Ministério Público.
O concurso terá prazo de validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final e podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Serviço:
Outras Informações – Aqui
Dicas para Concursos - Aqui
Para mais informações consulte o nosso blog.
0 Comentários