Leia mais
Faltam quatro dias para a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no próximo domingo (5), e cerca de 30% dos inscritos ainda não verificaram o local onde farão a prova. A presidente do Inep, Maria Inês Fini, disse em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (1º) que o governo vai encaminhar emails para alertar os candidatos que ainda não visualizaram o cartão de confirmação de inscrição.
Até esta quarta, 70,39% do candidatos tinham acessado este cartão. A edição de 2017 do Enem tem 6.731.300 candidatos inscritos. As provas serão aplicadas no dias 5 e 12 de novembro.
O endereço do local de prova está disponível no "Cartão de Confirmação da Inscrição" na página https://enem.inep.gov.br/participante/. Para acessar o cartão, basta fornecer o número do CFP e a senha cadastrada na inscrição.
O documento informa o número de inscrição; a data, hora e local das provas; a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos e/ou especializados, caso tenham sido solicitados.
Surdos terão prova em vídeo
A edição de 2017 do Enem terá pela primeira vez uma prova traduzida para a linguagem de sinais em formato de vídeo. Até o ano passado, eles precisavam contar apenas com o apoio de intérpretes. Usando o formato de vídeo, o estudante terá duas horas a mais para fazer a prova. Já caso ele escolha o apoio do intérprete, ele terá uma hora a mais. Assista abaixo à reportagem do SP1:
Enem terá vídeo prova pela primeira vez
Enem terá vídeo prova pela primeira vez
Redação e direitos humanos
O ministro da Educação, Mendonça Filho, recomendou aos candidatos do que, "como cautela", respeitem os direitos humanos em sua prova de redação. "Não quero por dúvida na cabeça do jovem, das pessoas que estão inscritas no exame", explicou Mendonça Filho.
Ele afirmou que o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não foram notificados sobre a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que na semana passada suspendeu o trecho do edital do Enem que determinava a anulação da prova que incluísse trechos com desrespeito aos direitos humanos em qualquer parte da redação. Até a manhã desta quarta-feira (1º), o acórdão da decisão ainda não havia sido publicado.
Medidas de segurança
Maria Inês Fini voltou a garantir, nesta quarta-feira, que todos os locais de prova terão detectores de metal. No fim de setembro, o Inep só tinha garantidos 35% dos detectores de metal que foram empregados na edição anterior do exame. "Conseguimos como medida administrativa alugar os detectores de metal e eles estarão nos locais", afirmou a presidente do Inep. "Teremos essa fiscalização em 100% dos locais de participação."
Neste ano, também, haverá um monitoramento especial de segurança para detectar o uso de pontos eletrônicos, impedindo possíveis tentativas de fraudes por parte de candidatos que tentam usar o equipamento para receber ajuda para responder às questões.
De acordo com Maria Inês, esse monitoramento será feito por meio do "rastramento de ondas magnéticas para detectar os pontos eletrônicos", com o apoio da Polícia Federal, em diversos locais de prova que não serão anunciados.
Mais de meio milhão de funcionários
O Enem 2017 terá mais de 600 mil pessoas envolvidas na aplicação e transporte das provas. Veja abaixo os números divulgados pelo Inep nesta quarta:
Coordenadores estaduais: 54
Coordenadores municipais: 1.793
Coordenadores de locais de prova: 13.880
Assistentes de locais de prova: 22.020
Chefes de sala: 197.270
Aplicadores: 195.578
Aplicadores especializados: 12.784
Fiscais de banheiro: 67 mil
Agentes de segurança pública: 22.948
Certificadores da Rede Nacional de Certificadores (RNC): 40.406
Funcionários dos Correios envolvidos na distribuição: 12.434
Funcionários dos Correios envolvidos na logística reversa: 29 mil
Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do exame.
É necessário cadastrar seu e-mail abaixo para visualizar os arquivos!
Serviço
Para mais informações consulte o nosso blog
0 Comentários