Leia mais
A partir das 10h desta sexta-feira (20), os candidatos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano podem consultar o cartão de confirmação da inscrição, que contém informações como o local onde ele fará a prova. O acesso ao cartão pode ser feito na Página do Participante e também no aplicativo do Enem para celular.
Para acessar o cartão é preciso fornecer o número do CFP e a senha cadastrada durante a inscrição no Enem. Além do local de prova, o documento também informa o número de inscrição, a data e hora das provas, a opção de língua estrangeira escolhida e os atendimentos específicos ou especializados, caso tenham sido solicitados.
O Enem será realizado em dois domingos, em 5 de novembro, com as provas de linguagens, códigos, redação e ciências humanas e, no dia 12 de novembro será a vez das provas de ciências da natureza e matemática. O exame será aplicado em 1.724 municípios, para 6.731.203 inscritos.
Onde usar a nota do Enem 2018
Quem fizer o Enem 2018 poderá participar dos grandes processos seletivos de acesso ao ensino superior ou financiamento universitário no ano seguinte.
São três principais:
Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019: Oferece vagas em universidades públicas de todo o país aos candidatos que fizeram o Enem 2018 e tiraram nota acima de zero na redação. A concorrência aqui é feroz!
Programa Universidade para Todos (ProUni) 2019: Concede bolsas parciais e integrais a alunos de baixa renda em faculdades particulares. Para isso é preciso ter feito o Enem 2018, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. Também será preciso se encaixar em certos critérios de renda e formação escolar.
Fundo de Financiamento Estudantil (FIES): A grande vantagem do FIES é poder financiar um curso superior a juros baixos e ainda pagar a dívida em vários anos. Para tentar uma vaga é preciso ter feito qualquer Enem a partir de 2010 com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. O FIES também tem critérios de renda.
O estudante que fizer o Enem 2018 também poderá entrar em faculdades particulares sem ter que passar pelo perrengue de um vestibular. Nessa modalidade, chamada ingresso direto, ele só precisa informar a nota obtida no exame e já garantir a matrícula caso tenha pontuação suficiente para isso.
Faculdades que aceitam o Enem 2018
Veja a seguir uma lista de instituições bem avaliadas pelo MEC onde você pode tentar vaga usando sua nota do Enem 2018, seja pelo ProUni, pelo FIES ou pelo ingresso direto:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
- Faculdade Unime (UNIME) – na Bahia
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
Acompanhe a divulgação do gabarito e resultado final do exame.
É necessário cadastrar seu e-mail abaixo para visualizar os arquivos!
Serviço
Para mais informações consulte o nosso blog
0 Comentários