Leia mais
Enquanto o IBGE negocia com o governo a possibilidade de realizar o concurso IBGE 2018, o órgão sofre com a carência de pessoal e as aposentadorias. Na medida em que as demandas de pesquisas no país crescem a cada dia, o quadro de pessoal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística diminui a cada mês.
Concurso IBGE 2018 é negociado com governo
Dados da Associação e Sindicato dos Servidores do IBGE (ASSIBGE) mostram que 1.900 servidores (38% do quadro atual) estão em abono de permanência, podendo se aposentar a qualquer momento. Somente este ano mais de 200 servidores já se aposentaram, ritmo que contuará ate o fim do ano.
Essas aposentadorias rotineiras, consequêntes da reforma da previdência anunciada pela governo federal, tornou o concurso IBGE 2015 um verdadeiro "enxuga gelo".
"Mesmo com a entrada dos 600 aprovados e 300 excedentes, o número de aposentadorias foi tão grande que o déficit de pessoal permaneceu", lamentou o diretor da ASSIBGE Paulo Lindsay, alertando que sem concursos a situação de pessoal do IBGE tende a piorar nos próximos anos. "Além dos 1.900 em abono de permanência, muitos servidores já têm 26 anos de instituto, e estão próximos de terem direito a se aposentarem."
Segundo a ASSIBGE, em todas as carreiras do IBGE há carências de pessoal. Entretando, o técnico, de nível médio, é o cargo com maiores demandas e necessidades. São necessárias reposições também para as funções de analista, tecnologista e pesquisador, de nível superior.
Concurso IBGE 2018 ainda sem previsão
Procurado, o IBGE informou que ainda não tem previsão de realização do concurso para efetivos. A presidência do órgão, porém, sabe das necessidades e vem lutando, junto ao governo, para viabilizar a seleção. Tendo o sinal verde, o IBGE encaminhará novo pedido de concurso ao Ministério do Planejamento.
Os dados de carência e aposentadorias, passados pela ASSIBGE, foram confirmados pelo coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, em recente entrevista. Se pedir novo concurso, o IBGE deverá contemplar na solicitação os cargos de técnico, analista, pesquisador e tecnologista. O primeiro é destinado a quem possui o nível médio e tem remuneração de R$3.556,85. Os demais são destinados a graduados, com ganhos de R$7.458,49.
O concurso para efetivos não tem relação com o de temporários. Este, cujos resultados do primeiro e segundo edital já saíram, foi realizado para viabilizar o Censo Agropecuário.
Serviço:
Outras Informações – Aqui
Dicas para Concursos - Aqui
Para mais informações consulte o nosso blog.
0 Comentários