Concurso CGU 2017/2018: pedido de seleção é analisada pelo Ministério do Planejamento

Concurso CGU 2017/2018: pedido de seleção é analisada pelo Ministério do Planejamento

Tamanho e Tipo:
Preço:

Leia mais





A CGU informou nesta terça-feira, dia 19, que o concurso CGU 2017/2018 segue em análise no Ministério do Planejamento. A solicitação da Controladoria-Geral da União é para preencher 620 vagas de auditor federal de finanças e controle. O cargo é destinado a graduados e tem remuneração de R$15.461,70, com o auxílio-alimentação de R$458.

O pedido de concurso da CGU, encaminhado ao Planejamento em março de 2015, está desde 31 de julho na Coordenação-Geral de Modernização de Cargos e Carreiras do Planejamento.

Isso porque em julho do ano passado foi sancionada a Lei nº 13.327/2016, que fixa reajustes e altera nomenclatura e atribuições das carreiras de Finanças e Controle.

As áreas do auditor contempladas na seleção ainda não foram informadas.

Concurso CGU é urgente, diz sindicato


A CGU atua hoje com apenas 40% da força do trabalho. Isso significa que dos 5 mil servidores ideais no órgão (3 mil auditores e 2 mil técnico), apenas 2 mil estão na ativa.

Faltam, portanto, 3 mil. Os dados foram revelados pelo presidente do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical), Rudinei Marques, nesta quarta, 20. O déficit, segundo ele, vem aumentando em virtude das aposentadorias.

"A situação de pessoal é preocupante e cada vez mais desesperadora. Logo que tivemos a PEC (Projeto de Emenda Constitucional) da Reforma da Previdência, o serviço público em geral correu para se aposentar. Foi um recorde de aposentadorias. Em três meses foram desligados mais servidores do que a média anual. Na CGU não foi diferente. Nossa força de trabalho, que era apenas 44% da ideal, passou para 40%", comentou o sindicalista.


Há perspectiva de autorização do concurso CGU?

Segundo Rudinei Marques, a tendência é o cenário de déficit pessoal piorar, em virtude não só de aposentadorias, como também do Plano de Demissão Voluntário (PDV) do governo federal. O sindicalista falou das perspectivas por uma autorização.


Presidente do Unacon Sindical,
 Rudinei Marques pede concurso CGU
"É difícil falar em expectativa de autorização de concurso no atual cenário. Os ministérios não estão pressionando o governo para tal, tendo em vista os cortes de gastos. Entretanto, há uma pressão da sociedade por órgãos de controle fortes. E é nisso que temos esperança. A luta é sem trégua pois sem servidor público não há qualidade no serviço. A tecnologia supre lacunas importantes, mas é fundamental a presença de auditores e técnicos na investigação, conversando com o cidadão."

A CGU é o órgão do governo federal responsável por atividades de defesa do patrimônio público e relacionadas à transparência da gestão. É a Controladoria-Geral da União que realiza ações de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria.

Último concurso CGU aconteceu há cinco anos


O último concurso CGU aconteceu em 2012 quando o cargo tinha nome de analista. Confira abaixo playlist especial e estude para o concurso CGU 2017/2018. Fique ligado também no artigo "4 dicas para ajudar você a criar a sua rotina de estudos".






Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

0 Comentários

Contact form

Nome

E-mail *

Mensagem *