Concurso Banco do Brasil: candidatos cobram contratações da seleção realizada em 2015

Concurso Banco do Brasil: candidatos cobram contratações da seleção realizada em 2015

Tamanho e Tipo:
Preço:

Leia mais




No próximo dia 23, serão completados 21 meses da homologação do concurso Banco do Brasil 2015, para escriturários. Até agora, porém, a empresa não contratou sequer um aprovado da seleção.

Aflitos, os aprovados nos procuraram, reclamando da postura do banco de demorar a chamar aprovados.

A angústia deles é maior nos últimos meses pois o fim da validade do concurso Banco do Brasil 2015 está cada vez mais perto: será em 23 de dezembro deste ano.

Um dos concorrentes preocupados é Thyago Lisboa, 1º colocado para o Estado de Sergipe. Surpreso pelo fato de o BB não ter chamado sequer os aprovados para as 95 vagas imediatas, ele cobra as contratações.

"Fui aprovado dentre as vagas no concurso do BB 2015.1. Este concurso ainda não convocou ninguém desde sua homologação. Um dos diretores do BB comunicou que seriam convocados em torno de 80 a 90 pessoas, número o qual pensamos ser referente somente às vagas imediatas, não contemplando o cadastro de reserva. Entretanto este concurso vence definitivamente no dia 23 de dezembro deste ano. Ou seja, temos pouco mais de três meses para a convocação de pelo menos quem está dentro das vagas."

Ricardo Maciel, também aprovado para o concurso, questiona o banco. "Já se passaram quase 21 meses sem haver uma única convocação? Faltam apenas três meses para vencimento do certame", reclamou. Os aprovados alertam que não justificativas para o banco não contratar, já que há necessidade de pessoal. Hoje, 115.495 funcionários necessários em todo o país, o BB possui 109.159. Faltam, portanto, 6.336.


 Convocações dependem das necessidades, diz Banco do Brasil




Procurado, o Banco do Brasil esclareceu que "o surgimento de uma vaga é um processo dinâmico e o seu provimento está sujeito ao Planejamento Estratégico, Orçamentário e às necessidades do Banco do Brasil". Ainda de acordo com o BB, "todos os candidatos devem acompanhar as convocações por meio do site do banco."

A empresa conclui o posicionamento informando que "os concursos são regionalizados e a convocação obedece rigorosamente à classificação obtida na microrregião em que o candidato se inscreveu, de acordo com o edital de abertura da seleção, observado o prazo de validade do certame".

Os esclarecimentos oficiais do Banco do Brasil, porém, não bastam mais para os candidatos, que "já cansaram de ouvir as mesmas justificativas. "O BB sempre dá esse tipo de mensagem padrão. No entanto, como disse, meu concurso já vai para 21 meses sem nenhuma convocação em todas as microrregiões contempladas. Isso, por mais que esteja dentro das regras do edital é meio estranho, não? Nenhum convocado nesse tempo todo?", questionou Thyago Lisboa.

O candidato revelou também que vêm entrando em contato com o setor de Gestão de Pessoas de cada estado.

"Eles também não sabem informar nenhuma previsão. Fazemos o acompanhamento diário, não apenas no site do BB, mas através de sites desenvolvidos por colegas, e que também nos dão acesso às convocações dos concursos já vencidos. Vemos todos os dias convocações judiciais dos concursos de 2013 e 2014, e posso dizer que somente neste ano de 2017 as convocações judiciais desses concursos vencidos superam as vagas imediatas do concurso 2015, que é o meu. Além disso, também conseguimos, através de colegas sensíveis à nossa situação, acesso a telas internas do sistema do BB e que demonstram que vagas existem, porém o BB faz de tudo para levar as convocações até o prazo máximo do edital, fato que também tem afetado o aumento vertiginoso das reclamações e filas de atendimento", desabafou o candidato.

Diretor promete chamadas até dezembro





Diretor de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil, Caetano Minchillo prometeu, em março deste ano, que o "BB convocará até dezembro entre 80 e 90 aprovados do concurso para escriturários de 2015".

À época, o dirigente disse em entrevista exclusiva: "Temos o compromisso de convocar entre 80 e 90 pessoas dentro desse concurso. Não saberia dizer aqui as localidades, mas estamos avaliando muito bem a necessidade, porque é um compromisso. Quando abrimos um concurso, a gente declara a quantidade de vagas, então até novembro e dezembro eles serão chamados. Estamos avaliando quais serão as áreas que vão necessitar para realizarmos essa chamada", garantiu.

Além da chamada de aprovados de concursos válidos, o BB precisa abrir novo concurso. No total, o Banco do Brasil não possui concurso válido em 13 estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Tocantins), além do Distrito Federal.

A seleção de 2015 foi a primeira da história do BB com vagas imediatas. Foram oferecidas 95 vagas, além de 765 em cadastro de reserva. As chances foram distribuídas pelos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, no Nordeste do país. O cargo de escriturário tem remuneração de R$3.952,03. O regime de contratação é o celetista.



Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

0 Comentários

Contact form

Nome

E-mail *

Mensagem *