Concurso Soldado PM SP: Como é o curso de formação da PM conheça ás etapas!

Concurso Soldado PM SP: Como é o curso de formação da PM conheça ás etapas!

Tamanho e Tipo:
Preço:

Leia mais


Concurso Soldado PM SP: conheça etapas e curso de formação

Se você deseja ser um dos aprovados no Concurso PM-SP 2017, deve conhecer todas as etapas da seleção, da prova objetiva até o curso de formação. As seleções para a PM de São Paulo são sempre bem concorridas. Porém, a oferta de vagas também costuma ser ampla.

Exemplo disso é, no dia 25 de julho, o governador Geraldo Alckimin autorizou 2.421 vagas a serem preenchidas através de concursos públicos para área de Segurança Pública de São Paulo. Entre elas, foram 2.200 apenas para o cargo de soldado e as demais para a função de oficial.

O cargo exige nível médio e costuma atrair uma forte procura dos candidatos. No último concurso para soldado, que contou com 137.127 inscritos, foram 106.875 candidatos do sexo masculino e 30.252 feminino.

Se o que você deseja é estar na lista de classificados, fique atento a como serão as etapas de seleção e comece a se preparar o quanto antes. Fique ligado nas dicas abaixo!

O concurso da PM-SP é composto por:

  1. Prova escrita
  2. Exames de Aptidão Física
  3. Exames de saúde
  4. Exames psicológicos
  5. Avaliação de conduta social
  6. Análise de documentos e de títulos
  7. Curso de Formação
  8. Prova escrita
As avaliações escritas do Concurso PM-SP são compostas por uma prova objetiva, com 50 questões, e uma dissetativa. Na prova objetiva os candidatos são avaliados com conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa (18); Matemática (12); Conhecimentos Gerais (dez); Informática (cinco); e Noções de Administração Pública (cinco).

Já a prova dissertativa será uma redação, com tema a ser conhecido no momento da realização do exame. A prova objetiva é avaliada em escala de zero a 50 pontos, com cada questão valendo um. Dessa forma, é considerado habilitado o participante que obtiver, no mínimo, 25 pontos nessa etapa. Vale ressaltar que somente os habilitados na prova objetiva terão a redação corrigida.

Exames de Aptidão Física


Após a realização das provas escritas, os candidatos devem ficar atentos aos resultados finais, que são divulgados no site da organizadora e publicados em Diário Oficial. Os aprovados devem aguardar serem convocados para a fase seguinte, que será o teste de aptidão física.

Para a realização do exame, o candidato deverá apresentar atestado médico com prazo de 45 dias ou levar assinado um termo de responsabilidade, que estará anexo no edital, se declarando responsável pela sua participação naquela etapa.

No exame de aptidão física serão realizados os seguintes testes:

  • Aferição de altura
  • Flexão e extensão de cotovelos (apoio de frente sobre o solo) para homens
  • Flexão e extensão de cotovolos (apoio de frente sobre o banco) para mulheres
  • Resistência abdominal
  • Corrida de 50 metros
  • Corrida de 12 minutos

Para ser considerado aprovado, o candidato deverá somar, no mínimo 10 pontos em cada prova, além de obter somatória mínima de 201 pontos. Todos os testes físicos deverão ser realizados no mesmo dia. O traje é de responsabilidade do candidato, bem como o aquecimento. É recomendável ir com um tênis confortável para melhor desempenho.

Exames de saúde


Os participantes serão submetidos aos exames médicos gerais e laboratoriais, que possuem caráter eliminatório. Os exames serão realizados pela junta médica do Centro Médico da Polícia Militar, sendo calssificados em três tipos: médicos, odontológicos e toxicológicos. Os exames médicos serão divididos em exame clínico geral, oftamológico e otorrinolaringológico.

Exames psicológicos


Os exames psicológicos terão a função de avaliar se o candidato possui o perfil adequado para exercer a função de soldado da Polícia Militar. A avaliação terá caráter eliminatório, avaliando as características cognitivas e de personalidade dos candidatos.

Serão aplicados testes de inteligência, teste de personalidade e entrevista psicológica. O material para a realização dos testes, como lápis, caneta e borracha, são de total responsabilidade dos candidatos. De acordo com a PM, o exame psicológico não é considerado uma prova. Dessa forma, o candidato não precisa estudar, mas procurar ir de maneira tranquila, pois naquele momento será avaliada a personalidade.

Dicas para o exame psicológico


  • Durma bem na véspera
  • Alimente-se bem nos dias que antecedem e no dia do exame
  • Haja com calma e naturalidade
  • Chegue com uma hora de antecedência

Investigação Social

Nessa etapa será feita uma avaliação de conduta social, da reputação e da idoneidade dos candidatos. A PM-SP verificará alguns documentos. A investigação social tem a intenção de avaliar a vida passada e atual do candidato, identificando comportamentos inadequados que levam a reprovação.

É importante que o candidato informe corretamente todos os dados verdadeiros e atualizados, colaborando sempre para a investigação. Dessa forma, ele muito provavelmente estará garantindo o passaporte para a próxima fase do concurso.

A investigação social é sigilosa e garante a privacidade do candidato. Mas essa é mais uma fase eliminatória, pos isso a importância do candidato manter sempre a veracidade das informações.

Análise de documentos e de títulos


A entrega dos documentos é para comprovar se os candidatos possuem todos os requisitos necessários e exigidos no edital para exercer o cargo de soldado da PM. Nessa fase, o concorrente poderá ser convocado a qualquer momento para esclarecimento da documentação.

Após toda a análise, se o candidato estiver com toda a documentação correta e dentro do número de vagas na classificação final, o candidato será nomeado e dará início no cargo público. Após todas essas etapas, já fazendo parte do quadro da PM, os candidatos entrarão no Curso de Formação.

Curso de Formação


A Escola Superior de Soldados da Polícia Militar é para onde os candidatos aprovados em todas as etapas de seleção são encaminhados após a homologação do concurso. Entre as diversas lições que os soldades aprendem lá estão o respeito, conduta e disciplina.

O Curso de Formação da PM-SP é realizado na Escola de Soldados, localizada no distrito de Pirituba, na Zona Oeste da capital, tendo capacidade para receber 1.600 alunos. Os excedentes são distribuídos em 37 núcleos espalhado por todo o estado. A definição do local em que o aluno irá estudar é dada mediante a classificação final. Os mais bem colocados tem direito de escolha.




Concurso PM-SP 2017 terá 2.421 vagas de soldado e oficial


Os alunos têm uma rotina intensa de estudos, comparencendo ao local do Curso por volta de 7h30 e sendo liberados às 16h30. No entando, às sextas-feiras cumprem jornadas de meio período, das 7h30 às 12h30.

O curso tem duração de um ano. Nesse período, os soldados já recebem remuneração de R$2.992,54, tendo que cumprir carga horária de, ao todo, 1.660 horas/aula, divididas em dois semestres, denominadas módulo básico e módulo específico.

No total, são 49 disciplisnas ministradas no curso de formação, sendo 22 no módulo básico e 27 no específico. Elas são voltadas para o procedimento operacional da polícia, englobando as esferas do Direito, além de Educação Física. Os servidores aprendem ainda as práticas de abordagem policial.

Para cada uma das disciplinas o soldado será avaliado com uma prova. Caso o aluno não atinja a nota necessária para aprovação, após três chances, ocorre o desligamento, sem chances de refazer aquele módulo. Por mais que seja grande a quantidade de matérias, o índice de desligamentos não é expressivo, de acordo com a PM.




Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

0 Comentários

Contact form

Nome

E-mail *

Mensagem *