Leia mais
A Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República (PGR), vinculada ao Ministério Público da União (MPU), informou que será divulgada “em breve” a oferta de vagas do concurso MPU 2017 para técnicos administrativos (nível médio e R$7.260,41) e analistas em Direito(graduados na área e R$11.345,90).
A PGR voltou a confirmar a previsão de divulgação do edital no próximo mês, destacando que o MPU segue na fase de contratação da organizadora da seleção. Independentemente da oferta de vagas, a perspectiva é de muitas contratações por meio desse concurso.
Carência é de mais de 1.800 servidores
Isso porque, de acordo com o Portal da Transparência do MPU, faltam 1.888 servidores, 627 técnicos administrativos e 1.261 analistas em Direito. Isso considerando os quatro ramos do MPU - Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Desses quatro setores, o MPF é o que tem mais carências. No total, faltam 1.682 servidores, sendo 521 técnicos e 1.161 analistas. No MPT o déficit é de 149 profissionais, sendo 99 técnicos e 50 analistas, e no MPDFT faltam 57 servidores (sete técnicos e 50 analistas). O MPM não tem cargos vagos de técnico administrativo e analista em Direito.
No último concurso, em 2013, foram chamados até o momento 4.121 aprovados (28 vezes mais do que a oferta de vagas - 147), sendo 2.605 técnicos administrativos e 1.516 analistas em Direito. Veja quantos excedentes foram chamados por estado em 2013.
Concurso contemplará todos os estados
O MPU já confirmou que o concurso será nacional, incluindo o Rio de Janeiro por exemplo. O estado fluminense, por sinal, vem contando com muitas contratações. No último concurso, em 2013, foram 196 (131 técnicos e 65 analistas), embora a oferta em edital fosse de quatro vagas (duas de técnico administrativos e duas de analista em Direito).
Fonte ligada ao MPU revelou que o Cebraspe (antigo Cespe/UnB) segue sendo o mais cotado para ser o organizador do concurso. As partes seguem negociando para assinarem o contrato.
A expectativa do MPU é que isso aconteça até o fim deste mês, para que o aguardado edital seja divulgado após 5 de agosto, quando expira a validade do último concurso para os dois cargos.
Com o edital saindo em agosto, as provas objetivas do concurso deverão acontecer 60 dias depois, em outubro. Os selecionados serão contratados pelo regime estatutário, que assegura a estabilidade. Confira o calendário provável!
- Contratação da organizadora: julho
- Divulgação do edital: após 5 de agosto
- Provas: outubro
- Contratações: início de 2018
Serviço:
Outras Informações – Aqui
Dicas para Concursos - Aqui
Para mais informações consulte o nosso blog.
0 Comentários