Leia mais
Enquanto o Ministério Público da União (MPU) agiliza os preparativos do concurso MPU 2017 para técnicos administrativos (nível médio e R$7.260,41) e analistas em Direito (graduados na área e R$11.345,90), tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei n° 6006/2016, que visa a criar 842 vagas efetivas para o quadro do Ministério Público Federal (MPF) - ramo do MPU com maior carência -, podendo impactar no concurso MPU 2017.
Isso porque se o PL for aprovado durante o prazo de validade da seleção poderá gerar um maior número de contratações. Das 842 vagas previstas para serem criadas, 501 são de técnico e 207 de analista (podendo ser distribuídas em várias especialidades) - as demais 134 são para procurador. No momento, o PL aguarda parecer do relator na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) para dar prosseguimento às demais comissões.
Independentemente da aprovação desse projeto de lei, o concurso será realizado e, certamente, o MPU contratará bastante aprovados. Isso porque, além da tradição do órgão de realizar muitas convocações nos seus concursos (no de 2013 foram até agora 4.121 chamadas, sendo 2.605 de técnicos administrativos e 1.516 de analistas em Direito), é grande a carência de pessoal.
Segundo o Portal da Transparência do órgão, faltam hoje 1.888 servidores, sendo 627 técnicos administrativo e 1.261 analistas em Direito. O MPF é o ramo com mais carências, com déficit de 1.682 servidores (521 técnicos e 1.161 analistas). No MPT faltam 149 profissionais, sendo 99 técnicos e 50 analistas. O MPDFT tem necessidade de 57 servidores, sete técnicos e 50 analistas, e o MPM não tem cargos vagos de técnico administrativo e analista em Direito.
Organizadora em breve
O MPU segue na fase de escolha da organizadora do concurso. A definição será por dispensa de licitação e, segundo o órgão, seguem as negociações para que o Cebraspe (antigo Cespe/UnB) fique à frente da seleção. A previsão do MPU era escolher a organizadora no último mês, o que não foi cumprido. A expectativa, portanto, é que agora em julho haja essa definição.
O aguardado edital do MPU está previsto para agosto (após o dia 5, quando expira a validade do último concurso). As provas deverão ficar para em outubro, 60 dias após a abertura do certame. O MPU já confirmou que o concurso será nacional, incluindo todos os estados, como o Rio de Janeiro.
Serviço:
Outras Informações – Aqui
Dicas para Concursos - Aqui
Para mais informações consulte o nosso blog.
0 Comentários