Concurso ABIN 2017: O que você precisa saber!

Concurso ABIN 2017: O que você precisa saber!

Tamanho e Tipo:
Preço:

Leia mais



Não se fala em outra coisa no noticiário de concursos públicos: saiu a  autorização do Concurso Abin 2017/2018. A Agência Brasileira de Inteligência já pode realizar concurso para 300 vagas nos cargos de oficial de inteligência, oficial técnico e agente de inteligência. Os ganhos? De até R$17 mil mensais!

Se esse é o seu concurso dos sonhos ou se você estava estudando para outro concurso mas vai aproveitar essa oportunidade que apareceu no caminho, atenção! O programa O Especialista desta semana é especialmente voltado para o Concurso Abin.

O concurso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) é uma boa oportunidade para quem deseja atuar na área policial.

O que vocễ precisa saber:

Pontualidade e “urbanidade” exigidas

Mas, como todo concurso para área policial, este também inclui, entre suas etapas, a investigação social. Ela está detalhada na Instrução Normativa nº 007-Abin/GSIPR/2010, publicada na mesma data do edital de abertura do concurso. O objetivo é verificar se o candidato possui idoneidade moral e boa conduta, imprescindíveis para o exercício de suas atribuições futuras.

Teste antidroga

Também a avaliação médica obedecerá a rigorosos critérios, estabelecidos em instrução normativa própria (I.N.nº 006-ABIN/GSIPR/2010006/2010). Ao se inscrever no certame, o candidato autoriza a Abin a solicitar a realização e eventual repetição, com ou sem coleta de material, de quaisquer exames, inclusive toxicológicos, para detecção de drogas de uso ilícito. Isso também é comum em concursos para a área policial.

Como foi a prova do concurso ABIN 2010


o concurso da Abin 2010 tinha prova prevista para acontecer em 14 de novembro E o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) é a banca examinadora responsável pelo concurso, que constará das seguintes fases: provas objetiva e discursiva - eliminatórias e classificatórias; além da investigação social e funcional, e avaliação médica, que são eliminatórias.

A última etapa é o curso de formação, eliminatório e classificatório, a ser realizado em Brasília. A primeira e a segunda etapas ocorrerão nas 26 capitais estaduais e no Distrito Federal.

Como é característica do Cespe, as provas objetivas serão constituídas de itens para julgamento como “certo” ou “errado”, sendo que cada marcação incorreta valerá 1 ponto negativo. Assim, é preciso cautela na hora de marcar itens em que se tenha dúvida, lembrando que itens não assinalados não contarão pontos e há exigência de pontuação mínima em cada prova.

As provas tiveram 50 itens referentes aos conhecimentos gerais e 100 referentes aos conhecimentos específicos. Para não ser eliminado, o candidato precisou fazer, no mínimo, 10 pontos na prova de conhecimentos gerais, 30 na de específicos e 45 no conjunto das duas.

O candidato precisou estar preparado para responder a assuntos de mais de uma matéria por item, afinal a interdisciplinaridade das questões é outra característica do organizador. Os enunciados costumam ser bem elaborados e é preciso estar atento aos detalhes para não cair em armadilhas, como situações em que expressões como “nunca”, “sempre” alteram a análise do quesito. Neste tipo de prova, contam muito a compreensão e capacidade de raciocínio do candidato, além do conhecimento.

Matérias exigidas


Os conhecimentos gerais são os mesmos para todos os cargos, tanto de nível superior, quanto de nível médio: português, raciocínio lógico, noções de informática, legislação, noções de direito constitucional e administrativo. Dentro de legislação há assuntos de direito penal e de arquivologia.

Os conhecimentos específicos variam de acordo com o cargo/formação específica de nível superior e médio ou médio-técnico.

Para o cargo de agente técnico administrativo, o conteúdo programático específico confirma a tendência atual de outros concursos para cargos de nível médio com funções administrativas: noções de conhecimentos relativos a administração pública, administração financeira e orçamentária (AFO), gestão de pessoas, administração de recursos materiais e arquivologia.




Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

0 Comentários

Contact form

Nome

E-mail *

Mensagem *