Concurso Embasa 2017: nova data da prova coincidirá com IF Baiano

Concurso Embasa 2017: nova data da prova coincidirá com IF Baiano

Tamanho e Tipo:
Preço:

Leia mais





Apesar da retomada do concurso da Embasa e um novo cronograma já ter sido divulgado, alguns candidatos temem não poderem realizar a prova. Isso porque a avaliação será realizada em 9 de julho e coincidirá com o exame objetivo do IF-Baiano. Entramos em contato com os candidatos e muitos terão que optar entre fazer uma das seleções.

Outro problema ocasionado por esta nova data é a impossibilidade de devolução da taxa de inscrição (R$80), segundo informou o IBFC, organizador do concurso da Embasa. Como consta no item 5.1.10 no edital de abertura, em tese isto só é possível no caso de o concurso ser cancelado. Como as provas foram apenas adiadas, defende-se o IBFC, não haverá possibilidade de devolução do valor, ficando o prejuízo para os candidatos. Nas redes sociais já é possível ver denúncias ao Ministério Público do Trabalho na Bahia para reverter essa situação.

"Sei que o concurso não foi cancelado, mas a data da prova foi alterada. Inicialmente, ela seria aplicada em 7 de maio, mas foi mudada para 9 de julho. Com essa alteração, eu não posso fazer a prova. Não tenho culpa dessa mudança. Por isso, quero que o IBFC devolva a taxa da inscrição que paguei, ou então adie a aplicação do exame para outra data - tal como setembro. Vou ficar fora do estado da Bahia em busca de recurso para sobreviver. Estou há dez meses desempregado, e vou para Minas Gerais para uma colheita de três meses da safra de café. Espero que a Embasa e o IBFC entendam a minha situação. Sou pai de família, tenho as minhas responsabilidades e não acho justo ficar no prejuízo", afirmou o candidato Edson Joaquim Silva, em e-mail enviado.


Mas ao que parece, as consequências não param por aí, alguns concurseiros de outros estados também revelaram o forte gasto com viagens aéreas e que optarão pelo concurso do IF-Baiano. Outros lamentam a perda de tempo dedicado aos estudos específicos da legislação da Embasa, uma vez que não poderão prestar a prova na nova data estipulada.

Apesar dos problemas gerados, é possível ver também candidatos que apoiaram o adiamento das provas. Alguns julgam o ocorrido como benéfico para conseguirem mais tempo na preparação, já outros, que ainda não se candidataram, poderão fazer uma análise para qual lotação e cargo possuem menor concorrência antes de se inscreverem.

Relembre alguns detalhes do concurso
Lembrando que o concurso da Embasa esteve suspenso por cerca de 20 dias, após o próprio órgão ter notificado irregularidades no edital. Na ocasião, foi apurado o item que prevê o caráter eliminatório da etapa dos exames físicos, exigidos para alguns cargos da seleção. No edital de retificação e retomada do concurso 2017 Embasa, este item foi alterado. Já ciente da coincidência de datas, o IF-Baiano afirmou que não adiará a sua prova por este motivo.

Foram 128.861 inscritos na Embasa, na disputa por 600 vagas nos cargos de agente administrativo, agente operacional, assistente de laboratório, operador de processos de água e de esgoto, técnico operacional (edificações), técnico em eletromecânica, analista de tecnologia da informação, contador/analista de gestão e engenheiro de diversas especialidades. Com a retomada do concurso, as inscrições foram reabertas, e podem ser feitas no site do IBFC, até 12 de junho.

E você? O que acha da mudança da data de prova do concurso da Embasa e da decisão de não devolver o valor da taxa de inscrição aos candidatos que não puderem realizar a avaliação no dia 9 de julho? Você também está nesta situação? Conte pra gente!




Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

0 Comentários

Contact form

Nome

E-mail *

Mensagem *