Leia mais
A prova objetiva do concurso do Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBM-PE) está cada vez mais próxima. Com data marcada para o dia 28 de maio, uma das disciplinas exigidas no exame é Física, que é considerada o terror de muitos concurseiros. Pensando nisso, conversamos com o professor desta disciplina, Francisco Vieira, que trabalha em cursos online, como o Nuce Concursos, Espaço Jurídico e Heber Vieira.
Como sabemos, a organizadora da prova dos Bombeiros-PE 2017 é o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe). Antes de mais nada, o professor lembra que esta banca era responsável pelo vestibular tradicional da universidade do estado, e o exame vem sofrendo algumas alterações, ficando parecido com a prova do Enem, porém sempre exigindo cálculos numéricos e equações da Física. Portanto, a primeira fase deste concurso não poderá ser resolvida apenas por contextualização. É necessário elaboração dos cálculos, exigindo que o aluno saiba toda a Física tradicional.
Entenda como a prova poderá ser dividida
Pela tradição da prova da Iaupe, o professor acredita que a mesma terá dez questões de Física, sendo metade dos assuntos voltados para mecânica, que são muito longos. “Os conteúdos que a banca mais gosta são das áreas de energia e colisões. Porém, gravitação e força centrípeta são assuntos não muito cobrados em outros certames, mas a Iaupe dá bastante atenção a eles.”
A outra metade da prova, o especialista acredita que será distribuída em duas questões de eletricidade e uma questão de termologia, ótica e ondas. “Um detalhe: a banca adora conteúdos sobre ondas, chamados de movimento harmônico simples. Então, é importante que dê enfoque nisso. Na parte de ótica, é importante o estudo de espelho plano, espelho esférico, refração e lentes. Já em termologia, os candidatos precisam atentar-se em calorimetria, dilatação e termodinâmica”.
Leia outras dicas já publicadas para o concurso Bombeiros-2017:
Serviço:
Curso Grátis – Aqui
Video Aulas Grátis – Aqui
Para mais informações consulte o nosso blog.
0 Comentários