Leia mais
O concurso da Polícia Científica do Paraná está com inscrições abertas. E, apesar de ofertar apenas 54 vagas imediatas, 400 aprovados no concurso poderão ser chamados. Esta informação foi dada com exclusividade aqui pelo diretor-geral da Polícia Científica, Hemerson Bertassoni.
Diretor-geral desde 2015, Hemerson revela que apenas 30% do quadro de servidores está ocupado, fazendo com que seja grande a defasagem de profissionais na instituição. Por conta disso, prevê que 400 profissionais sejam convocados durante a validade do concurso.
Para tirar as dúvidas dos concurseiros e interessados em se inscrever para disputar uma das vagas oferecidas, conversamos com Hemerson sobre a importância do orgão, o atual quadro de servidores, o cronograma do concurso e muito mais. Leia!
Recordando a seleção
Polícia Científica - Pericia Criminal |
A Polícia Científica é formada pelos cargos de perito oficial (médico legista, perito criminal, odontolegista, químico legal e toxicologista) e auxiliar de perícia (auxiliar de necropsia e auxiliar de perícia). O concurso público, que está com inscrições abertas no site do IBFC até 23 de fevereiro, irá ofertar 54 vagas imediatas para estas funções. O salário inicial ofertado pode ser de R$3.163,35 ou R$9.264,57. Há reserva de 15% das vagas para pessoas com deficiência e afrodescendentes.
Entrevista com Hemerson Bertassoni
Pergunta 1 - Qual a importância do novo concurso para a Polícia Científica?
Hemerson Bertassoni - A importancia é a renovação dos cargos, das carreiras e das funções da Polícia Científica. Faz dez anos que tivemos um concurso. O último concurso foi em 2007 e agora nós estamos no próximo que será em 2017. Seria essa a grande importância do nosso concurso.
Pergunta 2 -O senhor poderia falar um pouco sobre a relevância do órgão?
A Polícia Científica faz parte da Secretaria de Segurança Pública, entre programático da Segurança Pública, ela trabalha na percepção criminal, ou seja, produz as provas para que a polícia civil, o poder judiciário e o Ministério Público possam ter na sua ação penal indícios e provas científicas das autorias dos delitos. Então, o órgão é importante porque usa a ciência à serviço da Justiça para que a gente pudesse tocar os policiais e ações penais dentro do Estado do Paraná.
Pergunta 3 - O trabalho da Polícia Científica tem sido satisfatório nas investigações criminais?
Com certeza. A nossa função é primordial para poder instruir os inquéritos policiais da Polícia Civil e também as ações penais do Ministério Público do Poder Judiciário. Sem a prova criminal, sem a prova científica, não há como você ter um juízo de valor e fazer alguma ação em relação aos delitos cometidos.
Pergunta 4 - Como está composto o quadro de servidores? Há muitos em vias de se aposentar?
Nós estamos com uma defasagem muito grande. Estamos hoje ocupando apenas 30% das vagas do quadro próprio de peritos oficiais. Com o concurso, nós estimulamos aí que esse quadro de 30% vá para 60%. Com 60%, que é o dobro dos funcionários que tenos hoje, eu já tenho condições de respirar melhor e dar uma condição melhor para a sociedade paranaense. Sim, nós temos a estimativa de que aproximadamente 10 a 15% dos servidores vão se aposentar agora. Principalmente também em relação à intimação do nosso governo do Estado, que são as promoções, e promovidos, acabam chegando ao topo da carreira e pedem a aposentadoria.
É necessário cadastrar seu e-mail abaixo para visualizar os arquivos e ter acesso completo ao conteúdo!
Serviço
Curso Grátis – Aqui
Video Aulas Grátis – Aqui
Para mais informações consulte o nosso blog.
0 Comentários