Lições de um mito do futebol que servem de exemplo para concurseiros

Lições de um mito do futebol que servem de exemplo para concurseiros

Tamanho e Tipo:
Preço:

Leia mais


Cristiano Ronaldo CR7 - Real Madrid


Talvez você não saiba por onde começar. Talvez você tenha medo de começar. Talvez haja pessoas que te desencorajem a começar. Isso é comum na vida de um concurseiro a cada novo concurso público anunciado. Sábio, porém, é quem não liga para esses medos, inseguranças ou conselhos de quem, certamente, não sabe o que é melhor para você.

Mas se, mesmo lendo esse início de matéria, você segue desconfiado e não sabe o que fazer para, finalmente, passar num concurso público, e não ter mais que ouvir aquelas perguntas chatas de familiares ou amigos - "E aí, quando vai começar a trabalhar de verdade?", como se estudar para concurso fosse uma colônia de férias -, que tal conferir um exemplo de sucesso, que possa guiar a sua preparação daqui para frente?

Calma, esta não se trata de uma matéria "Casos de Sucesso", onde quem foi aprovado em concursos conta tudo que passou e fez para alcançar o objetivo. Pelo contrário, esta reportagem fala de alguém que não foi aprovado num concurso público, mas que deixa boas lições para quem sonha com uma vaga e não sabe o que fazer para alcançá-la.

No último dia 9, o mundo conheceu o seu mais novo melhor jogador de futebol. É verdade que ele não é desconhecido. Pela quarta vez na carreira, o português Cristiano Ronaldo, jogador do clube espanhol Real Madrid, venceu a competição organizada pela Fifa, derrotando nada mais, nada menos, que o argentino Leonel Messi, do Barcelona, e o francês Griezmann, do Atlético de Madrid.

E o troféu foi merecido. O ano de 2016 foi mágico para o número 7 mais famoso do mundo na atualidade. Liga dos Campeões da Europa, Eurocopa - título inédito na história de Portugal -, Mundial de Clubes, melhor jogador do Mundial de Clubes, vencedor do prêmio Bola de Ouro da revista France Football... Ufa, foram muitos prêmios, não é mesmo? Mas faltava um para fechar 2016 com chave de ouro: o de melhor jogador de futebol do mundo.

O caminho até a glória, contudo, não foi fácil. Não apenas um talento genético tornou Cristiano Ronaldo, ou CR7, um astro da bola. Dedicação, esforço, disciplina, foco, persistência, superação de dificuldades, psicológico forte.

Tais palavras, fundamentais para que o português alcançasse o maior posto entre atletas do futebol mundial, não são estranhas ao vocabulário do concurseiro e, facilmente, se juntam às tradicionais apostilas, edital, programa, disciplina, provas, simulados, resultado, aprovação, nomeação. Essas duas últimas palavras, por sinal, tão almejadas por quem estuda para concursos, só se concretizam se todas as outras tornarem-se ações. Coordenador do Programa de Coaching do Estratégia Concursos, Mário Machado (foto) confirma que há inúmeras virtudes e atitudes mentais de Cristiano Ronaldo em que os concurseiros podem se inspirar.

Mario Machado
"Disciplina e objetivo, a meu ver, são as principais. Para ser bem sucedido no mundo dos concursos, é necessário valorizar muito a disciplina do estudo, estabelecendo metas diárias e factíveis. E, é claro, batalhar pelo cumprimento das metas. Vejo muitas pessoas que são excelentes estrategistas, mas executam pouco. Planejamento e execução precisam caminhar de mãos dadas," afirmou o especialista, que já foi aprovado nos concursos de auditor-fiscal e analista, da Receita, além de analista do Banco Central.

A superação, clara na trajetória do melhor jogador de futebol do mundo, é destacada por Mário Machado. "Durante a jornada de preparação, podem surgir inúmeras dificuldades: falta de tempo, cansaço, pressão familiar (por conta do tempo dedicado ao estudo), desorganização... Digo sempre aos alunos: o grande segredo da superação é focar na solução, e não no problema. Está com uma dificuldade? Primeiro pense em possíveis soluções. Segundo: escolha uma. Terceiro (e mais importante!): execute a solução."

Elencamos, então, as principais características do CR7, para que você, concurseiro, leve esses pontos positivos para a sua vida e preparação. Afinal, o sucesso depende de você!

Cristiano Ronaldo Portugal

Confira, em detalhes, cada um dos tópicos acima


Traçar objetivos
Para o último ano, Cristiano Ronaldo tinha como principais metas os títulos da Liga dos Campeões da Europa, pelo Real Madrid, e da Eurocopa, inédito para seu país. No final, o craque faturou não só os sonhados troféus, como também o Mundial de Clubes e o título de melhor jogador do planeta. A experiência do CR7 serve para o concurseiro entender que traçar metas e objetivos é fundamental para uma aprovação. Mas não fique apenas no "vou ser aprovado num concurso". Leve o trabalho a sério. Verifique na AQUI as seleções previstas. Veja a que mais lhe interessa e coloque-a como prioridade. Quem sabe você terá um final parecido com o do Cristiano Ronaldo, podendo até escolher o órgão que deseja trabalhar.

Treinar com disciplina
Os números de Cristiano Ronaldo são impressionantes. No ano que acabou de terminar, foram nada mais, nada menos, que 55 gols e 17 assistências. Mas, para chegar a tais marcas, não faltou empenho. O português é conhecido por ficar mais tempo do que os companheiros de equipe nos treinos. Ou seja, além do talento genético, o astro sempre buscou evoluir, com muita disciplina e treinamento. Dá uma olhada no que disse o treinador do Real Madrid, Zinédine Zidane: "O objetivo do Cristiano Ronaldo, mesmo sem ganhar títulos e fazer muitos gols na temporada, é sempre mostrar mais o seu valor aos outros. Até nos treinos. Isso é espetacular. Pegue o exemplo do melhor jogador de futebol do mundo para a sua preparação, seja ela de uma ou dez horas diárias. Não seja mediano. Tente sempre ir onde os seus adversários param. Evite o óbvio. Supere você mesmo, com disciplina, foco e força.

Estar bem psicologicamente
A autoestima do número sete mais famoso do mundo encanta. Ele se elogia e mostra ao mundo o seu valor, sem ser arrogante. Esse jeito de levar a vida só torna o psicológico dele, fundamental no futebol, cada vez mais forte. Provas de fogo, como o pênalti que deu ao Real Madrid o título da Liga dos Campeões da Europa, não são aterrorizantes para pessoas bem psicologicamente. No concurso público, as provas de fogo são muitas. Não só a avaliação, como também a preparação, exigem de você um bom preparo psicológico. Tente elevar a estima, mesmo nos momentos de reprovação. Isso te ajudará a conseguir os objetivos, sem sofrer.

Leia mais sete dicas especiais para concurseiros

É necessário cadastrar seu e-mail abaixo para visualizar os arquivos e ter acesso completo ao conteúdo!
 


Serviço




Curso Grátis – Aqui
Apostila Grátis em PDF Aqui
Video Aulas Grátis – Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

0 Comentários

Contact form

Nome

E-mail *

Mensagem *