PM-MG Veja dicas de Noções de Estatística

PM-MG Veja dicas de Noções de Estatística

Tamanho e Tipo:
Preço:

Leia mais


O concurso da PM-MG promete atrair um grande número de inscritos. Nesse concurso, a prova objetiva será composta por 40 questões, valendo dois e meio pontos cada. Para o candidato que ainda não iniciou a sua preparação, ainda há tempo. Buscando orientar os futuros participantes, entrevistamos o professor de Noções de Estatísticas, Arthur Lima, que leciona no Estratégia Concursos.

O docente, que atua no ramo de cursos preparatórios há cinco anos, analisou o edital e indicou os possíveis tópicos da disciplina que certamente cairão no momento da prova, e, assim, exigem maior atenção dos candidatos. "Os tópicos do edital que certamente serão cobrados em prova serão aqueles referentes às medidas de tendência central, isto é: Média Aritmética simples, Média Aritmética Ponderada, Mediana e Moda", orientou Arthur.

Na última seleção da PM-MG, a disciplina de noções de Estatística não esteve presente no conteúdo programático, sendo considerada uma novidade no edital de 2016. Por esse motivo, o professor não recomenda tomar como base o último edital, mas sim outras provas antigas que exigiram a disciplina em destaque. Levando em consideração toda a sua vivência, o especialista afirma que as bancas costumam cobrar medidas de tendência central, em particular média e suas propriedades.

Das 40 questões, foram reservadas quatro para noções de Estatística. Para o docente, embora seja indispensável o candidato aprender e praticar resoluções de cálculos inerentes a essa disciplina, acredita que a prova deva conter, ao menos, duas questões conceituais. Arthur ainda orienta que é possível uma questão abordar mais de um assunto da disciplina, como por exemplo as medidas da tendência central, que permitem a elaboração de várias questões conceituais. "Além de questões teóricas, acredito na cobrança de questões de cálculo numérico, para as quais pode ser necessária a análise de séries, tabelas ou gráficos estatísticos. Portanto, é muito importante que o candidato se acostume a ler tabelas estatísticas, gráficos de colunas, gráficos de setores, dentre outros."

Segundo Arthur, no momento do exame poderá aparecer algumas "pegadinhas" envolvendo as propriedades das medidas de estatísticas. Alguns concursos são tendenciosos a explorar essa propriedade tentando induzir o candidato a interpretações com base no senso comum, levando ao erro. A orientação do professor é que os participantes precisam "resolver a questão com base no conhecimento estatístico".

Perguntado a respeito da organizadora, o especialista comentou que, infelizmente, não há muitas provas realizadas pela própria PM-MG. Assim, recomendou ao candidato que procure compreender a fundo os conceitos e praticá-los. Já que o participante não terá à disposição questões da PM, o docente indica a Fundação Carlos Chagas (FCC) para os inscritos resolverem as questões mais recentes.

Por fim, o professor termina as suas orientações afirmando que, apesar da disciplina assustar muitos candidatos, ela pode se tornar uma grande aliada. Para isso, é necessário apenas uma boa preparação, com materiais de qualidade e muita dedicação. Segundo ele, muitos concorrentes devem ter um desempenho abaixo do rendimento nesta disciplina, e quem conseguir se sair bem levará vantagem em relação aos demais. "Uma última dica: É muito importante separar, em uma folha de papel, todas as fórmulas mais importantes para cálculo das medidas de tendência central. Assim o candidato poderá reler as fórmulas várias vezes, fixando-as em sua memória", finaliza.



Serviço
 

Curso Grátis – Aqui
Apostila Grátis em PDF Aqui
Video Aulas Grátis – Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

0 Comentários

Contact form

Nome

E-mail *

Mensagem *