Leia mais
O Cesbraspe (antigo Cespe/UnB) divulgou o resultado final da primeira fase do Concurso Diplomata 2016 do Ministério das Relações Exteriores, bem como as alterações nos gabaritos oficiais. Os documentos podem ser consultados abaixo. Após a análise dos recursos, foram anulados os seguintes itens: 3 da questão 16; 2 da questão 19; 2 da questão 24 (parte da manhã); 4 da questão 33, 3 da questão 35; 1 da questão 37; e 2 da questão 37 (parte da tarde). Além disso, o item e da questão 33 (tarde), teve ser gabarito alterado de E (errado) para C (certo).
Junto com o resultado, foi divulgado o procedimento administrativo de verificação da autodeclaração dos candidatos que se inscreveram como negros .A verificação da autodeclaração dos candidatos que se inscreveram como negros será realizada no período provável de 2 a 4 de setembro. Também foi reaberto o prazo para que os candidatos que optaram por concorrer às vagas reservadas aos negros possam, se assim desejar, desistir dessa opção. Neste caso, será necessário acessar o site do organizador até as 18 horas desta quinta, 25, para fazer a alteração.
A prova objetiva valeu 73 pontos e para obter a aprovação foi necessário conseguir, no mínimo, 29,25. Vale destacar que para cada resposta em acordo com o gabarito oficial, o candidato ganhará 0,25 ponto, já em desacordo, o concorrente perderá 0,25. Caso a questão esteja em branco ou com dupla marcação, não haverá perda ou ganho. Serão convocados para a segunda e terceira etapas, ambas eliminatórias, os 300 primeiros colocados (respeitando os empates na última posição), sendo 225 de ampla concorrência, 60 negros e 15 portadores de deficiência.
A segunda etapa será uma prova discursiva de Português (redação e dois exercícios), prevista para dia 17 de setembro. A terceira fase será composta por avaliações discursivas de História do Brasil e Língua Inglesa (18 de setembro), Geografia, Política Internacional e Noções de Economia (24 de setembro), Noções de Direito e Direito Internacional Público (25 de setembro), além de uma prova objetiva de Espanhol e Francês, também no dia 25 de setembro.
Serão considerados aprovados os candidatos que alcançarem a nota mínima de 360 pontos na soma das pontuações obtidas nas seis provas. Os 30 primeiros colocados irão ingressar no cargo de terceiro secretário, recebendo remuneração de R$15.005,26. Eles passarão pelo Curso de Formação do Instituto Rio Branco, com duração de um ano e meio, realizado em Brasília.
O resultado final do concurso será divulgado na data provável de 16 de dezembro e a validade do mesmo será de 90 dias, a contar da data de publicação do resultado final, sem possibilidade de prorrogação. A seleção, que reuniu 4.925 inscritos (com 17,48% de faltosos no turno da manhã e 18,86% à tarde), visa ao preenchimento de 30 vagas de diplomata.
Desistência para concorrer às vagas reservadas para negros:
www.cespe.unb.br/concursos/irbr_16_diplomacia
Serviço:
Para mais informações consulte o nosso blog.
0 Comentários