Concurso Prefeitura-SP: Processo de progressão para agente vistor é regulamentado

Concurso Prefeitura-SP: Processo de progressão para agente vistor é regulamentado

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O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, assinou o decreto 57.236 que regulamenta o processo de progressão funcional para o cargo de agente vistor da Prefeitura de São Paulo (confira no anexo). O decreto facilita o novo concurso para o cargo, no momento em análise pela Secretaria de Gestão. O concurso deve ocorrer no início de 2017, mas a intenção, segundo a Gestão, é convocar os aprovados no decorrer do próximo ano. A oferta será de aproximadamente 200 vagas. O cargo conta com uma remuneração inicial de R$5.141, composta pelo salário e a gratificação de produtividade. A partir de outubro este valor contará com um reajuste, chegando a R$5.397. A exigência é de nível superior.

O concurso é visto com prioridade devido ao longo período sem contratações, tendo em vista que o último concurso aconteceu há 14 anos. A carreira conta atualmente com um quadro fixado de 1.201 vagas, sendo que apenas 487 estão preenchidas atualmente. A última seleção aconteceu em 2002 e contou com uma oferta de 770 vagas e registrou um total de 12.063 inscritos. “Já existe um compromisso do prefeito com a realização do concurso e também uma pressão do Ministério Público, por conta do fraco atendimento da fiscalização. Estamos fazendo reuniões sindicato, governo e Ministério Público para elaborar um cronograma de concursos”, informou em entrevista recente a presidente do Sindicato dos Agentes Vistores e Agentes de Apoio Fiscal do Município de São Paulo (Savim), Claret Fortunato.

Os agentes vistores são responsáveis pela fiscalização externa para garantir o cumprimento das leis municipais, como a Leis de Zoneamento, de obras, poda de árvore, feiras livres, "Lei do Psiu" e a Lei Cidade Limpa. O servidor pode atuar em diversas secretarias, mas a grande maioria está locada na Secretaria de Coordenação das Subprefeituras.

O último concurso foi organizado pela Fundação Carlos Chagas e foi composto de prova objetiva e análise de títulos. A parte objetiva contou com 120 questões, divididas entre as disciplinas de Língua Portuguesa (30), Matemática (15), Atualidades (15) e Conhecimentos Específicos (60), esta última com questões sobre leis municipais e sobre atuação do cargo.



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