Leia mais
Neste quarto e último trecho da entrevista, o presidente da comissão do concurso TCM-Rio 2016, procurador José Ricardo Parreira de Castro, fala do clima organizacional e indica o que os candidatos precisam fazer agora, com o edital em mãos.
E essa sensação de passar? Lembra da hora que teve a confirmação de
ser aprovado em primeiro lugar?
José Ricardo Parreira de Castro - Ah, melhor do mundo, né? Nessa hora você não acredita muito, você acha que não é possível, será que é isso mesmo? Quando você confirma, primeiro, eu acho que é um alívio para todos... É o final de uma etapa que, provavelmente, muitos quando passarem e quando olharem para trás vão olhar assim. "Olha eu fiz uma das etapas mais difíceis da minha vida, porque exigiu muita dedicação, muito empenho, muito suor, muito sangue, muita lágrima". Faz parte, todo começo é assim, difícil. Então, com a conquista, bate um alívio. E depois você começa a se perguntar e agora, como é que vai ser? Porque muitas vezes você se acostuma muito com aquela rotina, estudar quatro, cinco, seis horas por dia, aquela rotina de todo final de semana ler um livro, dois livros. O ser humano é muito flexível, ele se acostuma até com esse tipo de sofrimento. Então, você fica aí se perguntando como vai ser depois, não se pergunte muito não, deixa a coisa andar. A gente tem a tendência, de quanto está estudando pra fazer concurso, de se planejar demais. É assim mesmo, faz parte, depois que entrar, procure relaxar um pouquinho e tal, porque aí vem uma sensação de alívio, uma sensação de dever cumprido.
Quando entrou no TCM-Rio, o que encontrou? E o que essas pessoas que estão sonhando em ingressar agora no Tribunal vão encontrar? Pergunto isso em termos de ambiente de trabalho...
Apostila em PDF |
Edital na rua, prazo de inscrição abrindo daqui a pouquinho... E aí, o que se faz agora, qual é a orientação?
As providências práticas: imprima seu boleto e não esqueça de pagá-lo, no dia da prova. Procure saber com antecedência onde você vai fazer a prova, leve comida. No primeiro concurso que eu fiz sofri muito porque passei fome no meio da avaliação, e isso desestabiliza qualquer candidato. Nos estudos, agora é reta final. Então, se você tem condição de dar um gás, de pegar aquela matéria que você não conhece ou, eventualmente, conhece menos, é hora de mergulhar nela. Faça isso agora: procure aquele 1% de que eu já falei, aquele conhecimento que vai fazer a diferença entre você e os demaiscandidatos.
É procurar acertar aquela questão da prova que quase todo mundo erra.
Exatamente isso! Aquela questãozinha de Português, de qualquer outra matéria, que vai fazer a diferença na hora do desempate. E cabeça fria, as pessoas muitas vezes, são atrapalhadas pelo emocional. Então, você tem que procurar ter um bom controle. Isso você pode trabalhar, há formas de se trabalhar isso, combinando tranquilidade, calma e mergulho nos estudos.
Gostaria que deixasse uma mensagem final...
Meus amigos, se preparem. Procurem sempre fazer a prova com a cabeça fria, com tranquilidade, eu acho que isso é o principal, mais até do que conhecer a matéria. Ter a cabeça fria para resolver a prova é muito melhor do que saber. Se puder agora tirar um tempinho para mergulhar nos estudos, faça isso, e conte conosco naquilo que a gente puder fazer, naquilo que a gente puder ajudar em termos de transparência, de divulgação de informações e de lisura de ambiente de prova.
Material Grátis:
Curso TCM-Rio Grátis – Aqui
Apostila TCM-Rio Grátis - Aqui
Para mais informações entre em Contato.
0 Comentários