Leia mais
Na semana passada iniciamos um estudo relacionado à ecologia, mais especificamente sobre os biomas brasileiros. Se você perdeu a primeira matéria, clique aqui para ler e se atualizar. Conforme dito lá, vamos trazer informações sobre cada um dos seis biomas brasileiros. Como promessa é dívida, vamos começar!
O primeiro bioma que trabalharemos é o Amazônia, um dos mais importantes (com a maior biodiversidade) do mundo! O bioma Amazônia é a junção da Floresta Amazônica e da Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas. Isso inclui territórios nos seguintes países: Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador e Brasil, abrangendo praticamente metade de todo território brasileiro, estando presentes nos Estados Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins, ocupando 4,1 milhões de km²!
O bioma Amazônia é rico em fauna e flora: reúne 2.500 espécies de árvores, 30 mil espécies de plantas e 30 milhões de espécies de animais, correspondendo a 20% de todas as espécies catalogadas no planeta. Os recursos naturais da região incluem madeira, borracha, minérios, castanha e peixe.
A bacia amazônica é a maior do mundo: ocupa 6 milhões de km² e tem 1.100 afluentes. O rio Amazonas lança 175 milhões de litros d’água por segundo no Oceano Atlântico.
Abaixo podemos ver o Mapa do Bioma Amazônia desenvolvido pela Organização WWF Brasil.
Tudo isso é constantemente ameaçado pelo desmatamento da Amazônia. Os maiores problemas são a atividade agrícola feita de forma não-sustentável e a extração madeireira, além de construção de barragens e usinas, que causam alagamento de grandes áreas, queimadas e assentamentos em áreas ambientalmente protegidas de forma ilegal.
Sugerimos que se aprofunde nos estudos do que aqui foi apontado como as principais características do bioma e não deixe de treinar seus conhecimentos (confira uma questão sobre o assunto).
Bons estudos e até a próxima!
Serviço
Outras Informações – Aqui
Dicas para Concursos - Aqui
Para mais informações consulte o nosso blog.
0 Comentários