Leia mais
As provas para o concurso do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) serão aplicadas no dia 13 de dezembro, mas os candidatos já devem se preparar para as horas de avaliação. Para auxiliar nos estudos de Matemática e Raciocínio Lógico, Daniela Arboite, professora nestas disciplinas desde 2003, que atualmente trabalha no CPC Concursos.
"O conteúdo programático do novo edital apresenta significativas mudanças: além da Matemática Financeira, serão cobrados vários outros conteúdos de Matemática, como funções, progressões, análise combinatória, probabilidade", disse a especialista. Para Daniela, o programa, mais extenso do que o anterior, exige dedicação em um período mais longo de horas para o estudo da Matemática.
Segundo a professora, é importante priorizar os assuntos que não constavam no edital anterior, e, portanto, não estavam sendo estudados pelos candidatos que já vinham se preparando antes da divulgação do edital. "Para aqueles que já aguardavam o concurso, Matemática Financeira já estava na lista de conteúdos previstos, além de ser uma parte fácil de aprender e executar. A dedicação especial deve ser direcionada aos demais conteúdos."
Daniela também orienta os candidatos para que fiquem atentos aos assuntos do conteúdo que são alvos de frequentes erros. "Tão importante quanto compreender a matéria, é desenvolver os cálculos básicos, como multiplicação e divisão de decimais, com certa agilidade e segurança. Erros de operações são comumente cometidos", disse a professora, que considera que a melhor forma de compreender e fixar os conteúdos é com a prática de exercícios. "Nas minhas aulas, procuro revisar os aspectos importantes de cada conteúdo e resolver o máximo de questões, para que os alunos conheçam os enunciados, a forma que cada banca costuma cobrar aqueles conteúdos e até consigam identificar semelhanças entre algumas bancas."
Quando questionada sobre quais bibliografias seriam recomendadas, Daniela Arboite sugeriu que os candidatos sigam o indicado no edital. Também considerou válido consultar os livros de Matemática do ensino médio, que costumam ter uma abordagem mais fácil e trazem exemplos. Já para Matemática Financeira, indicou os livros dos professores Wili Dal Zot e Manuela Longoni. Além disso, a especialista sugeriu a prática de exercícios de outras brancas, como a Fundatec, Fundação Carlos Chagas e Cesgranrio.
Segundo ela, o assunto mais abordado será Matemática Financeira, com aproximadamente 10 questões: "Para Raciocínio Lógico, são apenas cinco questões. Meu palpite, considerando o perfil da banca, é que tenha progressão aritmética ou geométrica, análise combinatória, com preferência por anagramas, proporção, porcentagem e operações com conjuntos. A maior dificuldade em Matemática Financeira serão os cálculos de divisões e multiplicações de números decimais. Conforme os valores atribuídos ao capital, ao montante, entre outros, pode ser um pouco trabalhoso calcular, sem o auxílio da calculadora", elucidou.
Para Daniela Arboite, o número de horas diárias de estudo é relativo. Ela considera que estudar menos horas com mais qualidade e atenção é mais relevante do que gastar horas em um estudo sem a devida concentração. "Quem trabalha durante o dia deve estudar umas três horas à noite, e dedicar mais tempo no final de semana. É importante fazer um cronograma de estudos, criar um ambiente adequado, e realmente estudar."
A respeito da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH), organizadora das provas, Daniela afirmou: "É uma banca que cobra os conteúdos de forma bastante direta e com enunciados simples, muito semelhantes aos que encontramos em livros didáticos escolares. O importante é revisar todos os tópicos previstos no edital e fazer muitos exercícios".
O concurso do Banrisul é muito esperado porque costuma chamar um grande número de aprovados. A professora lembrou que "neste concurso, o número mínimo de acertos por disciplina é de apenas uma questão, desde que o total de pontos obtidos na prova objetiva seja maior ou igual a 60". Portanto, a professora indicou, mais uma vez, que os candidatos façam muitos exercícios. "Pratique as operações básicas (multiplicação e divisão de números decimais, por exemplo) e procure soluções mais simples, com menos cálculos e fórmulas. Faça simulados, pois é muito importante se organizar para resolver a prova no tempo previsto. Prepara-se com antecedência e mantenha a calma. A ansiedade só atrapalha."
Serviço
Outras Informações – Aqui
Dicas para Concursos - Aqui
Para mais informações consulte o nosso blog.
0 Comentários