Leia mais
A aplicação da prova do concurso para o Banco do Brasil está próxima e os candidatos devem estar preparado para enfrentar as horas de avaliação no próximo domingo, dia 18 de outubro. Para ajudar na preparação dos candidatos, Lia Salgado, autora do livro "Como Vencer a Maratona dos Concursos Públicos", conversou sobre como se comportar nesse último momento e como realizar uma boa prova.
"Quem não conhece provas anteriores do Banco do Brasil precisa baixá- las e resolvê-las", afirma a especialista. Para ela, não há nada mais importante do que fazer isso, pois conhecer o estilo de questões dá tranquilidade ao candidato. "Não raro, algumas questões se repetem de forma muito similar e o candidato que já tiver esse conhecimento estará em vantagem', aconselha.
"Nesses últimos dias, a boa utilização do tempo é importantíssima. Assim, é melhor revisar o que a banca cobra mais e tem mais chance de cair, e tudo o que o candidato aprendeu até agora, só para avivar a memória para a hora da prova", afirma Lia. Segundo ela, não adianta gastar muito tempo com algo que o candidato não aprendeu até agora, pois não há tempo suficiente e isso pode causar ansiedade.
Lia Salgado não considera uma boa estratégia estudar na véspera do exame. "Isso tende a deixar o candidato cansado física e mentalmente, o que também abala o emocional", explica. Ela indica que o candidato foque no que falta memorizar, como fórmulas, regras e outros detalhes. "Vale preparar papéis e espalhar pela casa com os principais lembretes", indica a autora.
No dia anterior a prova é importante descansar e, se possível, ficar tranquilo. "Uma caminhada na véspera ajuda bastante a reduzir o estresse. Distrair-se com um bom filme, tentar dormir cedo e bem, são recursos simples que podem fazer a diferença."
Para a prova Lia indica que o candidato chegue cedo ao local e leve o material obrigatório(documentos, canetas), água, algo para comer e analgésico, caso precise. "Ir com roupa fresca e levar casaco também pode evitar desconforto durante a avaliação", completa.
Durante o exame ela aconselha que o candidato seja objetivo e não perca tempo à toa. "Se não souber, passe para a seguinte. Se tiver certeza de que uma ou mais opções estão erradas, já elimine. Se ficar em dúvida entre duas ou três opções, faça um sinal na alternativa", indica Lia. Para ela, essa maneira permitirá ganhar tempo depois.
Após responder todas as questões que tem certeza da resposta, passando por todas as matéria, Lia Salgado aconselha que o candidato volte ao início e recomece o processo, sem reler o que já resolveu com segurança. "Não entre em pânico, em hipótese alguma. A prova é igual para todo mundo", afirma a especialista, que afirma que o candidato deve ficar atento ao tempo para a redação e para a marcação do cartão-resposta.
Caso o candidato perceba que não está indo bem, é preciso lembrar que a prova é importante, mas que sempre haverá mais um concurso. "Se a aprovação não vier nesse, virá em outro", afirma Lia, que avisa que no próximo ano devrá ter concurso para a Caixa, com conteúdo básico muito parecido com o do Banco do Brasil. "Essa é a vida do concurseiro: estudar até passar."
Serviço
Outras Informações – Aqui
Dicas para Concursos - Aqui
Para mais informações consulte o nosso blog.
0 Comentários