Leia mais
Além da prova objetiva, os candidatos do concurso para carteiro dos Correios vão enfrentar também exames físicos. Para orientar os futuros participantes, em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o preparador físico especialista em seleções públicas Elon Júnior avaliou esse concurso como um dos mais bem planejados na fase do Teste de Aptidão Física (TAF), pois testes bem específicos foram incluídos, como os de dinamometria (manual, dorsal e escapular).
O preparador físico acrescenta que o percentual de reprovação chega a 40%, sendo o maior índice nas provas de flexão de cotovelo/isometria na barra fixa e nos de dinamometria. “Mas se isolarmos a prova de barra, esse índice poderá chegar ao dobro”, ressalta. Em relação à realização dos exercícios, Elon destaca alguns cuidados que os candidatos devem ter como, por exemplo, procurar um profissional de Educação Física registrado no Conselho Regional de Educação Física (Cref) e, principalmente, ser especializado em concurso.
Leia a entrevista completa:
Qual é a avaliação que o senhor faz dos exames físicos dos concursos para os Correios? A estatal costuma ser bastante exigente?
Elon Júnior - No meu ponto de vista, este concurso é um dos concursos mais bem planejado na fase do TAF (teste de aptidão física), pois há estudo com seus colaboradores em relação à função que exercem e, por este motivo, testes bem específicos foram incluídos como os de dinamometria (manual, dorsal e escapular). Quanto à exigência, classifico de baixa para média.
O índice de reprovação costuma ser muito alto nas provas físicas para carteiro dos Correios? Sabe precisar isso em termos percentuais?
Na prova dos Correios temos um elevado índice de reprovação nas provas de Flexão de Cotovelo/Isometria na Barra Fixa e nos de dinamometria. O percentual fica na casa dos 40% em todos os testes, mas se isolarmos a prova de barra, esse índice poderá chegar ao dobro.
O senhor acredita que os mesmos exercícios do concurso anterior serão exigidos novamente?
Como falei anteriormente, pelo estudo prévio, acredito que não mudarão, pois a especificidade dos testes de dinamometria são intimamente relacionados às funções dos futuros funcionários da ACT.
Quais são os cuidados que os candidatos devem ter ao realizar cada um dos exercícios que foi pedido no concurso anterior?
Procurar um profissional de Educação Física registrado no Conselho Regional de Educação Física (Cref) e principalmente ser especializado em concursos, pois, atualmente com as elevadas exigências nesta fase do certame, não basta ter o ganho de performance aumentado (está conseguindo realizar os índices no treino). É preciso saber as exigências de biomecânica de cada avaliação, além de conseguir equilibrar o físico ao emocional. Atualmente percebo muitos concurseiros se reunindo em mídias sociais para promoverem treinos em grupo o que potencializa: 1º) O aumento da probabilidade de lesão; 2º) Demora no ganho da performance e, por último, a não realização conforme a exigência da banca. Podemos alertar também que, por falta de um orientação técnica e especializada, muitos candidatos chegam à fadiga muscular por quererem "treinar, treinar e treinar" sem dá descanso ao corpo para que ele se recupere. Vale lembrar que o descanso também é treino.
Na sua visão, é fundamental que os interessados no concurso já executem esses exercícios desde já e não esperar o edital sair e menos ainda ser aprovado na prova objetiva?
Esse é o principal tema das minhas abordagens com os concurseiros, a antecedência. Caso o aluno me procure hoje para este concurso, eu dou a garantia de aprovação, pois o "segredo", "bizu" e a "fórmula mágica", para aprovação é a antecedência e a especificidade. Deixar para treinar quando sair o edital, muitos terão pouco tempo para treinar, o que potencializa o risco de lesão. Pior ainda quando se espera o resultado da prova objetiva que, a partir desta data, os aprovados na objetiva terão cerca de quatro a seis semanas para sua avaliação no TAF. Chamo a atenção que no edital é expresso que qualquer tipo de impedimento fisiológica e física (lesão) é de responsabilidade do candidato e a eliminação é garantida.
Na sua visão, a preparação física em conjunto com os estudos para a prova objetiva dará uma melhor condição para que o candidato possa ter, inclusive, um desempenho melhor nos exames escritos? Isso é comprovado cientificamente?
Sim, há diversos estudos que comprovam que o exercício físico equilibra físico e mente, produzindo hormônios(substância) naturais, endorfina por exemplo, regulando emoções e a percepção à dor, reduzindo o estresse e a ansiedade. Melhora as funções cerebrais, criando novas conexões interneurais e mantendo a mente sempre jovem e ativa. Ajudando muito na concentração e fixação de conteúdo, consequentemente desenvolvendo melhor o raciocínio lógico e a
memória.
Nem todo mundo tem condições de pagar uma academia ou ter um personal trainer. Nesse sentido, qual a sua sugestão para que essas pessoas possam fazer uma boa preparação?
Detecto dois limitadores externo que impedem candidatos a se matricularem em uma academia ou ter um personal trainer. São eles: não ter condições financeiras para investir na preparação física e a escassez de profissionais especializados. Pensando nestas condições, publiquei o livro Preparação Física para Concursos, que aborda todos os testes (Corrida, Barra e Dinamômetro: Manual, Dorsal e Escapular) que foram cobrados no último concurso da ECT, de forma que ensina como se preparar para cada um deles e ainda como se preparar emocionalmente, além, é claro, de como se comportar no dia do teste, o que levar e o que consumir nutricionalmente. Os interessados poderão adquirir diretamente pelo meu site www.elonjunior.com.br/loja
Para aqueles que estão bem fora de forma, gordinhos ou possuem uma vida bem sedentária, quais são suas orientações iniciais?
Iniciar a partir de hoje, com prudência e calma. Procure um médico para que ateste sua capacidade física para a prática de exercícios e inicie com cargas leves, tenha uma continuidade e progressivamente aumente as dificuldades para que o corpo se adapte e, consequentemente, perceba o ganho de performance. Treinar um dia sim outro não, para que o corpo se recupere do desgastes do exercício físico do dia.
Uma alimentação balanceada é fundamental para que o candidato possa atingir os índices cobrados na prova com maior facilidade? Que tipo de alimentação é ideal para esses candidatos?
A alimentação é tão importante quanto o treino. Muitos candidatos deixam de se alimentar para perder peso e com a inserção de atividade física, geralmente tem alguns prejuízo à saúde. Portanto, alguns nutrientes e alimentos são importantes. Sendo assim, é importante ingerir alimentos ricos em carboidrato e proteína uma hora antes dos treinos, hidratar-se periodicamente durante o treino para repor líquidos e minerais liberados nas atividades. Após o treino, o concurseiro deve consumir alimentos de alto índice glicêmico para recuperar as energias perdidas e proteínas para reestruturar as microlesões ocasionadas nos treino.
Oferta prevista não suprirá a demanda
A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) ressaltou que o novo concurso dos Correios atende à reivindicação da categoria, porém, não irá suprir a demanda. O edital, que está previsto para até o fim deste mês, irá prever o preenchimento de cerca de 2 mil vagas, além de formação de cadastro, no cargo de agente de Correios, nas funções de carteiro e atendente, com ganhos iniciais de pelo menos R$2.592,46 e R$2.255,96, respectivamente.
Na avaliação da federação, o número de vagas não supre nem sequer a saída de funcionários por meio do plano de demissão incentivada aos aposentados. A entidade lembrou ainda que a seleção não irá contemplar a função de atendente comercial. Os Correios afirmam que não há previsão de novo concurso para atendente, uma vez que há cadastro de candidatos aprovados no concurso de 2011, cuja validade foi estendida até o fim de processo judicial que questiona justamente a não convocação desses concursados. E é uma decisão no âmbito dessa mesma ação que pode impulsionar as convocações do novo concurso.
Em novembro do ano passado, a juíza Audrey Choucair Vaz, da 15ª Vara do Trabalho de Brasília, determinou a convocação de aprovados (inclusive de 2011) em número equivalente ao verificado em levantamento da demanda de pessoal a ser realizado. Os Correios, no entanto, já recorreram da decisão. Para a Fentect, em todo o país, são necessários 70 mil novos funcionários, sendo 35 mil carteiros. O quantitativo leva em consideração a necessidade de substituição de terceirizados que atuam irregularmente na atividade fim da empresa. Já a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect), outra entidade que representa a categoria, aponta que a demanda é de 15 mil trabalhadores.
Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o presidente da estatal, Wagner Pinheiro, afirmou que as convocações irão superar o quantitativo previsto inicialmente. “Mais gente será chamada”, disse ele, lembrando que o mesmo aconteceu no concurso de 2011, cuja oferta inicial foi de 7 mil vagas, mas o número de convocações superou a casa dos 40 mil. Ao todo, 20 mil foram efetivamente contratados, segundo Pinheiro.
Detalhes - As vagas do novo concurso serão distribuídas pelos estados do Rio de Janeiro (apenas carteiro), além de Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal. A maioria das chances será para carteiro. Com relação às etapas, haverá prova objetiva, teste de esforço físico para os habilitados na avaliação escrita e, por fim, exame médico admissional, conforme informações obtidas pela FOLHA DIRIGIDA. Segundo fontes na estatal, o exame objetivo será composto de 40 a 50 questões sobre Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais, que entra no lugar de Informática (confira abaixo o programa previsto para as provas). A banca das provas ainda não foi definida, o que deve acontecer nos próximos dias, tendo a previsão de divulgação do edital ainda este mês. Na última seleção, as provas foram feitas pelo Cespe/UnB.
Ganhos adicionais - A remuneração dos agentes de Correios é composta além do vencimento básico, por Gratificação de Incentivo à Produção (GIP), adicional de distribuição (apenas carteiro) e vale alimentação/refeição. Segundo os Correios, os ganhos podem chegar a R$3 mil aproximadamente considerando-se também benefícios como vale-transporte, auxílio-creche ou auxílio babá, vale-cultura, além de outros adicionais (de acordo com o plano de cargos e salários) e a possibilidade de adesão ao plano de previdência complementar, assim como o custeio do plano médico e odontológico.
Veja esboço do programa do concurso
Para orientação dos futuros candidatos do concurso para carteiro e operador de triagem e transbordo dos Correios, FOLHA DIRIGIDA publica o esboço do programa da seleção, que será apresentado pela estatal à organizadora da seleção. Não perca tempo e inicie logo os estudos:
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Ortografia oficial. 3 Acentuação gráfica. 4 Emprego das classes de palavras: nome pronome, verbo, preposições e conjunções. 5 Emprego do sinal indicativo de crase. 6 Sintaxe da oração e do período. 7 Pontuação. 8 Concordância nominal e verbal. 9 Regência nominal e verbal. 10 Significação das palavras. 11 Formação de palavras.
MATEMÁTICA: 1 Números relativos inteiros e fracionários, operações e propriedades. 2 Múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. 3 Números reais. 4 Expressões numéricas. 5 Equações e sistemas de equações de 1o grau. 6 Sistemas de medida de tempo. 7 Sistema métrico decimal. 8 Números e grandezas diretamente e inversamente proporcionais. 9 Regra de três simples. 10 Porcentagem. 11 Taxas de juros simples e compostas, capital, montante e desconto. 12 Princípios de geometria: perímetro, área e volume.
CONHECIMENTOS GERAIS: 1.Organização das administração pública no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988. 2.Conceitos relativos às administrações direta e indireta. 3.Diferenças entre autarquias, fundações e empresas públicas. 4.Agentes públicos. 5.Estatuto da ECT.
Serviço
Outras Informações – Aqui
Dicas para Concursos - Aqui
Para mais informações consulte o nosso blog.
0 Comentários