Leia mais
Quem estuda para o concurso da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deve considerar que Língua Portuguesa teve o maior número de questões, quando comparada às disciplinas básicas (além dela, houve Noções de Informática), na última seleção para técnico administrativo, de nível médio, em 2008. Na ocasião, foram propostas 15 questões, o que, segundo o professor Roberto Alves, da Academia do Concurso, mostra a relevância da disciplina.
O especialista avaliou a prova de 2008 para esse cargo, que será o destaque do próximo concurso da ANP, e destacou que é hora de um estudo mais aprofundado. “Já que o edital ainda não saiu, o candidato pode estudar a parte teórica de maneira mais aprofundada, exercitando-se por meio de exercícios de fixação e resolvendo questões de diversas bancas. Após a divulgação do edital, deve resolver apenas questões da banca examinadora, a fim de conhecer os assuntos mais cobrados.”
A última prova, segundo Roberto Alves, teve seis questões de interpretação textual e nove de conhecimentos gramaticais. “Entre os assuntos dessa parte estavam acentuação gráfica, concordância verbo- nominal, reescritura de frases, pontuação e classes gramaticais.” Tendo em vista que a matéria teve um bom número de questões, o professor destacou a importância de seu estudo. “A carga de estudo em Português sempre deve ser diferenciada, não só pela sua importância com relação à pontuação, mas também pelo fato de ela ajudar no entendimento das outras disciplinas.”
Edital em breve -
A ANP, segundo sua Assessoria de Imprensa, já escolhe a organizadora do concurso, que visará ao preenchimento de 34 vagas. O edital precisa ser publicado até 24 de dezembro, segundo a portaria de autorização, mas esse prazo deverá ser encurtado. A agência informou no último dia 12 que a distribuição das vagas pelo país e os perfis dos cargos, que estavam sendo estudados na primeira etapa de preparação, “só deverão ser divulgados na publicação do edital para que seja dado tratamento isonômico no acesso às informações para todos os candidatos.”
Embora a autarquia não confirme um prazo específico para a definição da banca, a expectativa é que neste mês ou no início de setembro a instituição seja escolhida, por dispensa de licitação. O edital deverá sair em seguida. Haverá 14 vagas de técnico em regulação de petróleo e derivados, álcool combustível e gás natural, de nível médio ou médio/técnico e com remuneração de R$6.330,52, e 20 de técnico administrativo, de nível médio e com rendimento de R$6.071,52. O regime é o estatutário, que garante a estabilidade.
Serviço
Outras Informações – Aqui
Dicas para Concursos - Aqui
Para mais informações consulte o nosso blog.
0 Comentários