Leia mais
Um ambiente acolhedor e uma empresa que se preocupa verdadeiramente com o bem estar de seus funcionários. É isso que irão encontrar, segundo a gerente corporativa de Recursos Humanos da empresa, Vera Regina Benedet Barreiros, aqueles se classificarem para uma das 145 vagas oferecidas no concurso da Liquigás Distribuidora, cujas inscrições foram abertas nesta quarta-feira, dia 15, e se estenderão até 10 de agosto. (Leia a matéria completa AQUI)
Além da ampla gama de benefícios, a gestora destacou também a possibilidade de crescimento na empresa e o reconhecimento do trabalho desenvolvido por aqueles que correspondem às expectativas da estatal. "Se atingir as metas e competências específicas do seu cargo, o empregado pode vir a ter de 2,5% a 5% de aumento real", destacou Vera Regina ao explicar a avaliação que é feita em função da política de meritocracia desenvolvida pela Liquigás.
Ainda segundo ela, as convocações serão imediatas, a partir de janeiro ou fevereiro do ano que vem, com o cadastro de reserva sendo utilizado de acordo com a necessidade da empresa. Vera Regina ressaltou, no entanto, que com o prazo de validade do concurso tendo sido reduzido (de um ano, para seis meses, podendo dobrar), o tempo de espera pela convocação passa a ser bem menor. Confira a entrevista.
FD - Qual a importância desse novo concurso dentro do planejamento estratégico da Liquigás?
Vera Regina Benedet Barreiros - Esse novo processo seletivo público está devidamente alinhado com o planejamento estratégico da empresa. Então, ele é de fundamental importância. A gente realiza os processos seletivos públicos exatamente para contar com pessoas comprometidas e engajadas trabalhando conosco e totalmente voltadas ao planejamento estratégico da Liquigás.
Qual o perfil de candidatos que a empresa procura nessa seleção?
Nós buscamos novos colaboradores e independentemente da idade, do sexo, da cor, todos são muito bem vindos. Mas que sejam colaboradores engajados, que tenham vontade de aprender, foco na carreira, no crescimento e desenvolvimento profissional. Que sejam comprometidos e que venham com o tempo sendo preparados, treinados, capacitados internamente e que venham a agregar valor à nossa empresa. Afinal, é uma empresa extremamente respeitada, com 62 anos de vida no setor de GLP (gás liquefeito de petróleo).
Como funciona o cadastro de reserva?
A gente realiza concurso basicamente todo ano, de acordo com a necessidade, com a demanda da empresa. E este ano são 145 vagas que serão preenchidas de imediato. A homologação do concurso está prevista para 1º de dezembro e a gente deve iniciar as convocações por volta de janeiro a fevereiro do ano que vem, porque temos uma necessidade imediata, principalmente para as vagas divulgadas. E o cadastro de reserva é para ser utilizado de acordo com a necessidade da empresa. Mas eu posso adiantar que a gente o utiliza, de forma correta, adequada, justa. No último concurso, por exemplo, temos cargo que o cadastro de reserva já está zerado. Assim também aconteceu com vários cargos dos concursos anteriores. Não temos cadastro só por ter, temos porque ele se faz necessário. E uma coisa que vai contribuir muito é que esse concurso vai ter validade de seis meses, podendo ser prorrogada por outros seis. A gente considera esse um tempo justo para que o candidato aguarde convocação no cadastro de reserva. É uma novidade (nos anteriores a validade era de até dois anos) e é mais um atrativo.
Que ambiente irão encontrar aqueles que ingressarem na empresa por meio desse novo concurso?
Eu tenho 24 anos de empresa e sou suspeita para falar. Particularmente, tenho paixão por trabalhar aqui na Liquigás. E o novo funcionário vai encontrar o que eu encontrei e o que a gente encontra aqui sempre, que é um ambiente acolhedor, de respeito, uma empresa que se preocupa com seus resultados, sim, mas que lado a lado tem a preocupação com as pessoas que aqui trabalham. Com o bem estar dessas pessoas, com o nível satisfação, com o comprometimento, com a qualidade de vida, se está tudo bem com ela. Além de colaboradores, a empresa vê seus funcionários como seres humanos. Temos um alto índice de comprometimento, um alto índice de satisfação e é isso que eles irão encontrar. Gestores muito aguerridos, que trabalham com respeito ao ser humano. E desde o cargo mais operacional até o cargo de nível superior, eu asseguro que todos serão muito bem recebidos.
Quais são os benefícios oferecidos para os funcionários da Liquigás?
Os benefícios vão dos básicos até aqueles que saltam aos olhos. Oferecemos assistência médica, temos Unimed seguros para todos os empregados da empresa e seus dependentes legais. Temos ticket-refeição para aqueles que trabalham nos escritórios comerciais fora das unidades operacionais e na sede, e temos refeitórios dentro das unidades operacionais. Temos o vale-alimentação para compras em supermercado, o convênio farmácia. Outro benefício muito interessante é o auxílio a filhos excepcionais. Uma coisa que eu não gostaria jamais que o funcionário utilizasse, mas que temos é o auxílio-funeral. Temos também seguro de vida, auxílio-creche, adicional por tempo de serviço. Somos ainda uma das poucas empresas que oferece a licença maternidade de 180 dias, o que é facultativo. E o plano de previdência, que a Liquigás é a única do setor de GLP que oferece. É um benefício paritário. A cada real depositado no plano de previdência a empresa coloca o mesmo valor.
Que tipo de projeto de capacitação a empresa possui?
Todo ano a gente desenha um plano de treinamento e desenvolvimento corporativo. E a grande novidade é que implementamos este ano um plano desenhado através de trilhas de aprendizagem, de desenvolvimento, e também totalmente alinhado ao planejamento estratégico da empresa. De acordo com cada cargo, foram desenhadas as trilhas de desenvolvimento, de aprendizado, de conhecimento para o empregado. E além disso, valorizamos muito o treinamento no local de trabalho. É uma forma do empregado adquirir conhecimento sobre a área na qual ele está alocado.
E como a empresa recompensa os funcionários que apresentam resultados acima do esperado?
Aqui na Liquigás nós temos o programa de gestão de desempenho, que foi implementado em 2007. Ele está dividido entre metas e competências. Todos os empregados têm registrado em um sistema específico, as suas metas a serem realizadas no ano e as competências que devem atingir. E com base nisso nós temos um processo de meritocracia, também implementado em 2007, que se chama processo de avanço de nível e promoção. Cada cargo tem uma carreira a perseguir e esse programa de meritocracia está baseado, principalmente este ano, nos resultados de metas e competências de cada empregado. Se atingir as metas e competências específicas do seu cargo, ele pode vir a ter de 2,5% a 5% de aumento real, que não tem relação nenhuma com a data-base, que no nosso caso é 1º de setembro de cada ano.
A empresa desenvolve algum projeto voltado para a qualidade de vida dos funcionários?
Nós temos uma área específica dentro da empresa, chamada de Gerência de Segurança, Meio Ambiente e Saúde. Temos um comitê que se reúne todo mês com os principais gestores da empresa e com toda a diretoria, para tratar desses três temas. Objetivamente, temos ginástica laboral, exames periódicos estendidos. Para mulheres, tem toda a parte ginecológica, e para os homens, todos os exames focados, inclusive, na prevenção do câncer de próstata, além de outros exames. São exames para acompanhar a saúde do trabalhador preventivamente, podendo orientá-los com relação a obesidade, hipertensão, diabetes, sedentarismo. A empresa é muito preocupada e procura incentivar, através desses exames estendidos, a fazer dieta, exercícios, a cuidar da hipertensão, ir a médicos especialistas. E temos um foco, principalmente na segurança dos nossos colaboradores. Para se ter uma ideia, temos unidades dentro da Liquigás que contam com mais de mil dias sem acidentes de trabalho.
Há previsão de novos concursos este ano e em 2016 para atender ao plano estratégico da empresa?
Para este ano é esse concurso. Conforme a composição do cadastro de reserva é que vamos avaliar, como fazemos todo ano junto à diretoria executiva da Liquigás, a possibilidade de desenvolver ou preparar para o ano subsequente um novo processo seletivo público. E o fato de a partir de agora se fazer o concurso com validade de seis meses, prorrogável por mais seis, indica que passaremos a ter quase que uma cultura de processos seletivos anuais.
Serviço
Outras Informações – Aqui
Dicas para Concursos - Aqui
Para mais informações consulte o nosso blog.
0 Comentários