STJ: Gestão pública, saiba o que pode cair na prova

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Para aqueles que desejam obter o melhor aproveitamento possível na prova do concurso para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o professor Rafael Barbosa, que leciona Gestão Administrativa no curso IMP Concursos, deu dicas importantes sobre a disciplina. A matéria compõe a série especial com instruções para a seleção, que já orientou os estudos nas áreas de Língua Portuguesa, Atualidades, Noções de Informática, Raciocínio Lógico e Regime Interno do STJ.

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"Muitas pessoas enxergam a preparação para concursos como um fardo pesado, difícil de carregar, que envolve renúncia e outros atos de abnegação e sacrifício. Sugiro que mude essa percepção, pois esse tempo lhe proporcionará amadurecimento, lhe desenvolverá como indivíduo e como parte de um grupo, lhe deixará mais resistente a frustração, lhe ensinará que nem sempre basta estar certo para vencer, lhe permitirá criar novos relacionamentos e conhecer ótimas pessoas e, além disso, lhe mostrará que você é capaz de mudar a sua vida a partir do seu esforço, o que aumentará a sua fé em si mesmo", disse o professor, motivando aqueles que desejam se candidatar à seleção.

O primeiro passo para conseguir a aprovação em um concurso público, segundo Barbosa, é buscar apoio especializado em algum curso presencial ou online para servir de base e após identificar os assuntos mais abordados, aprofundar os estudos por meio de bibliografias recomendadas pela própria banca examinadora em suas questões. Considerando o histórico dos últimos concursos, o docente ressalta os livros do autor Idalberto Chiavenato e os livros de TGA - Teoria Geral da Administração, como os materiais que abrangem boa parte do conteúdo exigido.

Barbosa disse que "embora seja importante conhecer todos os itens, alguns possuem maior relevância, seja pelo peso atribuído pelo edital, seja pela quantidade de vezes que é abordado em provas". Portanto, com base nos temas das dissertações e questões discursivas dos últimos concursos realizados pelo Cespe, o docente acredita que os tópicos mais relevantes são os de Planejamento estratégico, matriz SWOT e Balanced scorecard. Além disso, ele destacou ainda os tópicos relacionados a gestão de processos, projetos e da qualidade, estando relacionado a este último, o assunto denominado Gespública e Modelo de Excelência em Gestão Pública.

O professor espera que o conteúdo programático seja semelhante ao abordado nos últimos concursos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e Superior Tribunal Federal (STF), pois esses editais evidenciam uma tendência da banca examinadora Cespe. Já sobre o tempo que deve ser disponibilizado para estudos, Barbosa disse se tratar de um aspecto variável, pois cada indivíduo assimila o conteúdo e apresenta fadiga de forma diferente. Para ele, o que deve ser levado em conta é a qualidade das horas de estudo e não a quantidade.

Entre os fatores que afetam negativamente os estudantes quanto ao conteúdo, ele inclui a subjetividade de algumas questões objetivas e a dificuldade em fazer dissertações sobre os temas relacionados à Administração. "Como exemplo podemos mencionar o último concurso do STF que solicitava uma dissertação sobre processo decisório, o que resultou na eliminação de muitos candidatos bem preparados", esclareceu. O docente explicou ainda que aqueles que resolvem os exercícios para, após, buscar a bibliografia, tendem a ser mais assertivos, pois estudam exatamente os assuntos que já foram e serão abordados em prova.

Barbosa deu indicações sobre como conter o nervosismo na hora da prova. "Muitas vezes nadamos muito e morremos na praia. Para não morrer na praia, chegue cedo no local da prova, leve os documentos de identificação, leve uma caneta sobressalente, leve água e, acima de tudo, esteja preparado, confiante e consciente de que seu tempo de estudo não foi desperdiçado", falou o professor, deixando um recado aos que desejam a sonhada vaga: "Depois que for aprovado e entrar em exercício, sentirá muita falta das horas de estudo, do cursinho, dos colegas que fará ao longo do caminho, das listas de exercício e chegará na seguinte conclusão: o seu tempo de estudo é tão bom ou melhor que o tempo no serviço público."



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Fonte: Folha Dirigida

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