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Saiu nesta segunda-feira, 15 de junho, o edital do concurso que visa a contratação efetiva de 500 agentes de apoio ao desenvolvimento escolar especial (AADEE), para atuação nas escolas e creches da rede municipal de ensino do Recife (PE). O cargo tem exigência somente de nível médio completo. A remuneração é de R$1.193,37, para carga horária de 40 horas semanais. O regime de contratação será o estatutário, que garante a estabilidade ao novo servidor. O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, permitindo assim a convocação de mais aprovados para o preenchimento de vagas que venham a surgir.
De acordo com o cronograma previsto, as inscrições abrirão a partir das 14h da próxima segunda-feira, 22 de junho, e prosseguirão até 14 de julho, sendo realizadas no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora. Ainda como parte da confirmação da candidatura, será preciso pagar a taxa de R$49, até o dia 15 de julho. A isenção poderá ser solicitada por candidatos inscritos no CadÚnico, membros de família de baixa renda e doadores de sangue, entre os dias 22 e 25 de junho, de acordo com os procedimentos indicados no edital.
A primeira etapa do concurso consistirá na aplicação de provas objetivas e discursivas, no dia 23 de agosto, das 13h as 18h. As avaliações objetivas serão compostas por 50 questões referentes à Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático e Conhecimentos Específicos, como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Legislação Específica e Noções de Primeiros Socorros. Já a discursiva valerá 40 pontos e será constituída por uma redação dissertativa-argumentativa, com número mínimo de 20 linhas e máximo de 25. Os aprovados serão convocados para o exame psicotécnico, que compõe a segunda etapa. Além disso, haverá ainda um curso de formação.
Para o secretário de Educação do município, Jorge Vieira, a entrada desses novos servidores no quadro do município representará um grande avanço para que seja criada uma estrutura para atender com dignidade os estudantes com necessidades educativas especiais. “Nosso objetivo principal é fazer com que os alunos com limitações de comunicação, interação, compreensão, orientação e mobilidade possam realizar as atividades cotidianas e as atividades pedagógicas propostas pelos professores em sala de aula e nos períodos extraclasse”. Jorge disse, ainda, que espera que os agentes sejam conscientes da importância que terão na vida dos alunos com deficiência. Segundo ele, a expectativa é nomear os primeiros aprovados ainda em 2015.
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