Não consigo me inscrever no FIES. O que fazer?

Não consigo me inscrever no FIES. O que fazer?

Tamanho e Tipo:
Preço:

Leia mais


Não consigo me inscrever no FIES. O que fazer? – Essa é uma realidade que está afligindo muitos estudantes brasileiros, que, por sua vez, estão com medo de não conseguirem realizar a inscrição dentro do prazo, que chega ao fim no dia 30 de abril.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo federal que aumento o acesso ao ensino superior. Ele nada mais é do que uma espécie de crédito, concedido de forma financiada para pagar as mensalidades do curso à instituição particular.

Estima-se que mais de 1,9 milhão de alunos estão cursando a faculdade com o FIES e 78% das instituições particulares são adeptas ao programa. Esses estudantes só vão precisar pagar a dívida após a formação, de forma parcelada e com juros de apenas 3,4% ao ano.

O FIES é uma grande oportunidade educacional, mas, nesse ano, o sistema de inscrição tem enfrentado turbulência. O problema não é apenas o excesso de estudantes acessando o site, mas sim as novas regras do programa que já começaram a valer. Por causa delas, muitos alunos correm o risco de ficar sem o financiamento.


Não consigo me inscrever no FIES. O que fazer? – Se você também está passando por esse problema, saiba que a situação pode ser desencadeada por três motivos:

Site congestionado

Quando o prazo para inscrição no FIES 2015 teve início, ele enfrentou instabilidade. O SisFIES ficou lento e começou a apresentar mensagem de erro. O problema foi solucionado e agora a plataforma está funcionando normalmente. Se, por acaso, houver lentidão no sistema, é recomendado ter paciência.

Vagas esgotadas

Muitos estudantes, ao começar a preencher o formulário de inscrição online, estão recebendo a mensagem de “vagas esgotadas” e ficam impossibilitados de se inscrever. Isso acontece quando a instituição particular de ensino superior já atingiu a sua cota de financiamentos.


Todos os contratos já existentes no FIES poderão ser renovados, no entanto, o programa fará cortes no que diz respeito às novas inscrições. O MEC estipulou que os cursos com notas 3 e 4 terão vagas limitadas, sujeitas aos aspectos regionais. Já os cursos com nota 5 (nota máxima de excelência) terão oportunidades ilimitadas. Os cursos com nota 1 e 2 não serão mais atendidos pelo FIES.

Nota no ENEM insuficiente

Além dos critérios já mencionados, o aluno que deseja fazer faculdade com FIES também precisa ter realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A nota mínima para se inscrever no programa é de 450 pontos. Também é importante não ter zerado na prova de redação.
Se a nota no Enem 2014 for insuficiente, o sistema também impede a inscrição. (Foto: Divulgação)

Se a nota no Enem 2014 for insuficiente, o sistema também impede a inscrição.

A presidente Dilma Rousseff revelou que tem novos planos para o FIES e que foi um erro deixar o programa nas mãos das faculdades particulares todos esses anos. Segundo ela, o financiamento será administrado pelo Governo e, em breve, as vagas serão distribuídas através de um sistema informatizado parecido com o SISUTEC.

Você está tendo outro tipo de problema com a inscrição do FIES? Deixe um comentário na matéria “Não consigo me inscrever no FIES. O que fazer?”. Não se esqueça de procurar a comissão responsável pelo financiamento na sua universidade para pedir mais informações sobre o problema.



Serviço

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

0 Comentários

Contact form

Nome

E-mail *

Mensagem *