Leia mais
Inscrição Prouni 2015: O interesse dos estudantes em participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) tem crescido a cada ano e sempre o número de inscritos tem aumentado. Em 2014 a expectativa não é menor, espera-se que o número de inscritos aumente consideravelmente, pois em o número de inscritos no Enem 2014 superou a marca dos 7 milhões.
A democratização do Ensino Superior no Brasil tem caminhado a passos largos, a criação do Prouni no ano de 2004 foi um dos fatores que contribuiu muito para isso. O Prouni trouxe a oportunidade para aqueles que provavelmente nunca teriam a chance de estudar em uma universidade particular.
Regras para participar do Prouni 2015
Quem deseja participar do Prouni 2015 deve primeiro conhecer o programa para saber se preenche a todos os requisitos exigidos. O primeiro requisito para se inscrever no Prouni 2015 é ter feito a prova do Enem de 2014, pois é pela nota dessa prova que o aluno concorre às bolsas de estudo. Não basta apenas ter feito a prova do Enem 2014, o interessado deverá ter tido uma nota média superior a 450 pontos e não poderá ter zerado a redação. Os outros requisitos para participar do Prouni 2015 são:
- Ter estudado em escola pública
- Ter estudado em escola particular, na condição de bolsista integral
- Ser portador de deficiência
- Ser professor de escola pública, em pleno exercício do magistério, com intuito de concorrer a bolsas em cursos com grau de licenciatura. Em casos deste tipo, não há necessidade de comprovar renda.
Além desses requisitos, o candidato à bolsa do Prouni 2015 deverá também comprovar renda, pois o programa foi pensado para aquelas pessoas que não tem condições de manter um mensalidade em faculdade particular. Haverá duas modalidades de bolsa para o Prouni 2015:
Integral (100%): Nesta modalidade o candidato deverá comprovar que sua renda familiar não supera a um salário mínimo e meio por pessoa. Se em uma casa houver 4 pessoas, por exemplo, significa que a renda mensal não poderá ser superior a seis salários mínimos.
Parcial (50 %): Na modalidade de bolsa parcial há a exigência de que o máximo recebido pela família seja de três salários mínimos por pessoa. Se em uma casa houver 4 pessoas, por exemplo, significa que a renda mensal não poderá ser superior a 12 salários mínimos.
Além dessa questão de renda familiar, há também uma diferença da bolsa integral da bolsa parcial que normalmente pouco se fala. Observa-se que geralmente a bolsa integral tem uma nota de corte bem mais alta do que da bolsa parcial, isso significa que para conseguir a bolsa integral do Prouni 2015 e não pagar nenhuma mensalidade do curso, o candidato deverá estudar mais e obter uma nota bem maior.
Inscrição do Prouni 2015
O candidato deve ficar atento também a lista de espera do Prouni 2015, pois há prazos a serem cumpridos e muitas vezes os candidatos que passaram na primeira chamada perdem o prazo ou não preenchem os requisitos para conseguir a bolsa, aí acaba surgindo vagas que podem ser preenchidas por aqueles que ficaram excedentes. Então se você ficou excedente pode alegra-se, há sempre possibilidade de surgir vagas, mas deve ficar atento aos prazos, pois eles são cumpridos fielmente.
Geralmente para participar da lista de espera o candidato deve acessar novamente o sistema e solicitar a participação na Lista de Espera do Prouni 2015. Fique atento ao edital para as datas do Prouni 2015, caso queira também acesse sempre a nossa página, pois sempre atualizamos as informações a respeito.
Serviço
Outras Informações – Aqui
Dicas para o Prouni - Aqui
Para mais informações consulte o nosso blog.
0 Comentários