STJ: Aproveite para intensificar os estudos das matérias básicas

STJ: Aproveite para intensificar os estudos das matérias básicas

Tamanho e Tipo:
Preço:

Leia mais


É aguardada a publicação do edital do concurso para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), porém os interessados devem começar a estudar desde já, ainda mais após a escolha da organizadora, a Cespe/UnB, passo importante no avanço dos preparativos. A organizadora também foi a responsável pelo último concurso para o órgão, realizado em 2012. Com base nas provas aplicadas, preparamos uma série de matérias especiais com dicas para auxiliar aqueles que almejam a sonhada vaga.

O professor Dackson Soares, que leciona Regimento Interno do STJ no curso IMP Concursos, deu dicas sobre a disciplina. “O candidato não precisa e nem deve esperar a publicação do edital, pois as matérias básicas serão certamente cobradas”, disse o professor, avisando que deve ser esperado um conteúdo robusto na prova objetiva, porém sem muitas novidades quanto aos editais anteriores.

Soares disse que a melhor forma de começar os estudos para o concurso é optando pela matérias básicas, como Português e Leis Administrativas. Mas o especialista acredita que a divisão de tempo para estudo é algo bastante pessoal: “Seria ótimo se todos pudessem estudar dez horas por dia, mas isso é quase impossível. Importante mesmo é ter disciplina. Se puder estudar apenas uma hora por dia, está ótimo, desde que o faça com qualidade, sem interrupções”.

Segundo o professor, o regimento do STJ é bastante acessível, pois não conta com muitos pontos desatualizados e apresenta um conteúdo moderado. Porém, dizer que um ponto específico da disciplina é mais importante é bastante arriscado. Soares lembra que alguns tópico não foram cobrados no edital do último concurso, e se o mesmo ocorrer com o certame deste ano o estudo ficará facilitado. "Não há como priorizar este ou aquele assunto sob o risco de ser pego de surpresa. Como o conteúdo de RISTJ não é extenso, aconselho estudo com o mesmo peso em todos os tópicos."

O erro mais comum dos estudantes, de acordo com Dackson Soares, é esquecer de estudar os detalhes da disciplina, achando apenas se tratar de um conteúdo lógico. Além disso, outros erros são frequentes quanto à estrutura orgânica da Corte, tema que o candidato deve se ater, e na orientação de tópicos na hora de estudar. “Entenda primeiro a estrutura do Tribunal para depois compreender o que ele faz”, disse o professor, ao ressaltar a importância de estudar todos os tópicos da disciplina.

O especialista ainda destacou que a prática de exercícios é a melhor forma para administrar os estudos. Mas a orientação de um professor pode ser fundamental, já que não há muitos livros e apostilas que possam auxiliar os estudantes: “O esforço valerá a pena. Ser servidor do Poder Judiciário da União, num tribunal de tamanha importância como o STJ, vale qualquer esforço. Para muitos será apenas um degrau, para outros, o grande sonho. Independentemente disto, o salário é bom, a qualidade de trabalho excelente, e ser aprovado num concurso de tamanha importância é algo que será bastante recompensando”.



Serviço

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Fonte: Folha Dirigida

Para mais informações consulte o nosso blog.

0 Comentários

Contact form

Nome

E-mail *

Mensagem *