Leia mais
Fechando a série de dicas para os candidatos ao concurso da Guarda Municipal de Curitiba o professor Adilson Santos, que ministra aulas de História e Geografia do Paraná, no curso Ordem Mais. Com cinco questões na prova objetiva, a disciplina tem seu conteúdo programático bem específico no contexto da história do Paraná e Curitiba, segundo Adilson. O professor destacou alguns itens do programa que os candidatos devem priorizar e ter maior atenção.
"Em relação a história de Curitiba é importante dar uma atenção maior ao período de formação e sua origem, como por exemplo os primeiros nomes 'Ébano Pereira – Ouvidor Pardinho – Mateus Leme'. Devemos observar também a origem do nome, desde a Vilinha – Vila de Nsra. Da Luz dos Pinhais até a formação do nome atual. Fundação 29 de março de 1693, o capitão-povoador Matheus Martins Leme, ao coroar os 'apelos de paz, quietação e bem comum do povo', promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a instalação da Vila, como exigiam as Ordenações Portuguesas. Estava fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, depois Curitiba. Lembrando que a palavra Curitiba é de origem indígena. 'Curitiba é uma palavra de origem Guarani: kur yt yba quer dizer grande quantidade de pinheiros', na linguagem dos índios, primeiros habitantes do território", explicou Adilson Santos.
Para evitar erros comuns, Adilson pede cuidado na hora de abordar os temas de distribuição espacial de Curitiba e clima-localização em relação a distribuição do estado, que são pontos onde ocorrem o maior número de equívocos dos candidatos. Como preparação, Adilson afirma que a prática de exercícios é fundamental. "Praticar o conhecimento é o segredo de uma boa preparação. Normalmente se faz através de exercícios de provas anteriores da própria banca", disse o professor, sugerindo uma bibliografia específica para a disciplina: "Como referência da história do Paraná – Portal Curitba em dados; WACHOWICZ, Ruy Christovam. História do Paraná. Curitiba: Editora Gráfica Vicentina, 1995."
Segundo o professor, o candidato deve separar, por dia, uma hora aula de 40 minutos até o dia da prova. Para Adilson, os assuntos que serão abordadas na avaliação deverão ser divididos da seguinte forma: "Considerando cinco questões para o tema História e Geografia, acredito que três questões de história envolvendo a formação do Estado e de Curitiba e sua evolução econômica; uma de geografia, envolvendo localização e limites, e outra ambiental - clima ou relevo", disse o professor.
Por fim, Adilson Santos deixou uma mensagem aos candidatos que irão realizar a prova do concurso, marcada para o dia 28 de junho. "Gostararia de dizer que o sucesso só acontece com perseverança e dedicação, portanto é necessário esforço para atingir os objetivos pretendidos. Sempre comento com os meus alunos que só existe um segredo, que é ler, ler e ler. Sucesso a todos", finalizou o professor.
Confira alguns tópicos abordados pelo professor Adilson Santos em sala de aula.
Curitiba, a capital do Estado do Paraná, localiza-se no Primeiro Planalto do Paraná. É banhada por afluentes do rio Iguaçu, principalmente o Belém e o Ivo. Uma cidade privilegiada em modalidades de transporte, Curitiba é cortada por várias rodovias federais: BR-116, BR-376/101, BR-277, BR-476 e BR-153. E dados sociais como o IDH (DADOS ECONÔMICOS E SOCIAIS
Produto Interno Bruto (PIB)*: R$45,7 bilhões (ano de 2009 - fonte IBGE)
Renda Per Capita*: R$24.720,00 (ano de 2009)
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,823 - alto (PNUD 2010)
Principais Atividades Econômicas: comércio, finanças e serviços
Mortalidade Infantil (até 1 ano de idade): 11,9 (por mil crianças)
Mortalidade Infantil (até 5 anos de idade): 13,6 (por mil crianças)
Taxa de Alfabetização: 96,63% da população. (2009)
Esperança de vida ao nascer: 76,3 anos (2010)
PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS
- Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte Contemporânea, Museu da Imagem e do Som, Museu Metropolitano de Arte de Curitiba, Museu de História Natural. Teatro Guaíra, Bosque Alemão, Bosque São Cristóvão, Bosque do Pilarzinho, Jardim Botânico de Curitiba, Catedral Basílica, Memorial da Cidade, Ópera de Arame, Fonte da Memória, Relógio das Flores, Farol do Saber, Parque dos Tropeiros, Parque do Trabalhador, Bosque da Fazendinha, Memorial Japonês.
GEOGRAFIA
Índice Pluviomético: 1.500 mm por ano
Relevo: levemente ondulado
Vegetação Predominante: Floresta ombrófila mista
Rios importantes: rio Passaúna, rio Belém, rio Iguaçu
Clima: subtropical úmido
Municípios Limítrofes de Curitiba: Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais, São José dos
Serviço
Outras Informações – Aqui
Dicas para Concursos - Aqui
Para mais informações consulte o nosso blog.
0 Comentários