Conheça o perfil das 6 grandes bancas examinadoras de concursos públicos

Conheça o perfil das 6 grandes bancas examinadoras de concursos públicos

Tamanho e Tipo:
Preço:

Leia mais


As bancas examinadoras são responsáveis pela elaboração, divulgação e organização dos concursos públicos. Normalmente, possuem professores permanentes ou contratam alguns especificamente para elaboração das questões das provas.

Atualmente existem 6 grandes bancas organizadoras, que são: Fundação Carlos Chagas, Cesgranrio, Cespe, FGV, Vunesp e Esaf.

Conheça, nesta postagem, as melhores dicas sobre cada uma delas.

FCC – Fundação Carlos Chagas

Realiza concursos federais, estaduais e municipais. Suas questões, geralmente, não bem objetivas e, por mais que sejam extensas, não possuem muito mistério.

Atenção especial dos candidatos para as provas de português e de direito que costumam ser bem equilibradas e exigem um certo nível de análise e conhecimento literal às leis.

No geral, a FCC costuma não deixar nenhum item do edital de fora. Como a apresentação das provas é objetiva, “pegadinhas” podem surgir no caminho para atrapalhar os candidatos mais desatentos nos enunciados das questões. Um método utilizado é pedir para o concurseiro assinalar a alternativa incorreta, pegando muita gente neste detalhe.

Dica: Treine bem a escrita de redações e decore as leis. Pratique com provas anteriores, pois costumam seguir a mesma linha.

CESPE – Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade da Brasília

Essa é a bancada mais temida pelos concurseiros. Costuma realizar concursos do Banco do Brasil e suas questões são multidisciplinares e complexas, em especial, a prova de português que costuma ser longa e cansativa.

Cesgranrio

Costuma realizar os concursos da Petrobras, de bancos e do IBGE. O nível de cobrança é médio e é famosa por ser uma banca metódica, separando a prova por matérias. Suas questões são parecidas com as da Fundação Carlos Chargas, porém, não tão complexos quanto os do Cespe.

Eles gostam de apostar em gráficos em questões sobre atualidades, raciocínio e interpretação. Costumam caprichar no inglês, portanto, deve-se ficar atento.

Dica: Faça simulados de provas anteriores, eles costumam cobrar questões antigas.

FGV – Fundação Getúlio Vargas

Realiza concursos da Polícia Civil do Rio de Janeiro, câmaras municipais e secretarias, mas é reconhecida, principalmente, pela prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Especialistas afirmam que é uma banca imprevisível por não seguir um padrão. Por outro lado, mantém algumas características como textos longos para interpretação de texto e gramática. Na prova de direito, cobra casos práticos e questões multidisciplinares envolvendo texto de lei.

Dica: Leia e estude atentamente o edital. Não deixe nada de fora e tenha uma atenção especial às biografias exigidas. Faça uma variedade de exercícios.

Vunesp

Responsável pelos concursos de tribunais de justiça, Cetesb, Polícia Civil paulistas, prefeituras paulistas, entre outros. Cobra bastante gramática, com provas de português bem elaboradas, costuma caprichar em algumas questões. Em Direito, o candidato deve ter domínio sobre o texto da lei.

Dica: Fique atento, pois eles tentam mudar o perfil da prova. Resolva provas anteriores, apostando no estudo no texto de lei e gramática.

Esaf

Uma banca bastante polêmica. Por não ter consenso entre os doutrinadores, costuma realizar os concursos da Fazenda e Tesouro Nacional. Por conta disso, suas provas acabam tendo volume de recursos, o que atrasa o andamento da seleção.

São questões bem elaboradas e complexas, com estudos de casos de direito e cobrança da letra de lei. São direcionadas para candidatos bem preparados, porque possui um nível de médio para alto.

Dica: Não costuma cobrar todos os itens do edital, portanto, realizar provas de concursos anteriores é uma boa maneira de direcionar os estudos para os conteúdos que parecem ser mais frequentes.



Serviço

Outras Informações – Aqui
  Concursos Públicos Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Fonte: IOB Concursos

Para mais informações consulte o nosso blog.

0 Comentários

Contact form

Nome

E-mail *

Mensagem *