Leia mais
O governo federal tem promovido cada vez mais incentivos para o ingresso nas universidades, e um deles é o ProUni, programa de auxílio para quem não tem condições de arcar integralmente com a mensalidade de uma faculdade particular.
Com o objetivo de aumentar a possibilidade de acesso dos estudantes brasileiros ao Ensino Superior, o programa do governo federal oferece bolsas de estudos em universidades privadas em todo o território nacional.
Criado em 2004, ele contempla cerca de 200 mil estudantes novos a cada ano. Com bolsas integrais ou parciais, ele ajuda na mensalidade até a conclusão do curso.
Para participar, segundo explica o Lac Concursos/Lac Enem, é preciso fazer inscrição no Enem e garantir um bom desempenho, pois é através do exame que saem os critérios de classificação para o ProUni.
Todos aqueles que tirarem notas inferiores a 450 pontos ou que zerarem a prova de redação estão automaticamente eliminados do programa, por isso cuide para não cometer esse deslize.
As inscrições são feitas através do site do ProUni e acontecem duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre.
Nota de corte do ProUni
Nota de corte é o nome dado à nota mínima necessária para o aluno ser em um exame ou para se classificar em um edital ou programa de governo. No caso do ProUni, a nota de corte tem por base a pontuação do candidato no Enem do ano anterior.
A nota serve como critério de classificação para selecionar os estudantes que serão contemplados com bolsas de estudos, sejam elas parciais ou integrais. O ProUni calcula a nota de corte comparando todas as notas de Enem dos candidatos referentes ao mesmo curso, faculdade, turno e modalidade, e mostra a menor nota possível para entrar naquela vaga.
As notas de corte parciais são atualizadas todos os dias, não sendo, por isso, uma garantia, mas uma base para os concorrentes. Ela serve como referência para que você possa avaliar, considerando a sua pontuação, suas chances de conseguir vagas em cada curso.
Lembrando que, quando houver empate de pontuação de dois concorrentes disputando a mesma vaga, a nota da redação é o critério para o desempate e se, ainda assim, as duas coincidirem, o ProUni avalia, por ordem, a prova de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Candidatos
O estudante que pretende concorrer ao programa deve ficar atento aos prazos de inscrição na própria página do ProUni.
Ao acessar o site, você entra pelo sistema com o número de inscrição e senha do Enem. Assim, as suas notas do Enem serão apresentadas automaticamente pela página.
É possível alterar as opções de curso quantas vezes quiser, enquanto durar o período de inscrição. A nota de corte que o ProUni elabora tem por base a última opção selecionada pelo candidato, por isso apenas fique esperto para se decidir antes do último dia.
Após o período de inscrição, o ProUni avalia as notas de todos os candidatos e a divulga a nota de corte depois das comprovações de matrícula.
Serviço
Outras Informações – Aqui
Dicas para Concursos - Aqui
Para mais informações consulte o nosso blog.
0 Comentários